Cuidados para montagem e desmontagem de pneus podem evitar acidentes

Montar um pneu de um veículo de carga não é tão simples quanto parece. A operação deve ser feita com muito cuidado, uma vez que falhas podem resultar em acidentes gravíssimos. Para evitar danos físicos, separamos algumas dicas da Associação Latino Americana de Pneus e Aros (ALAPA) para a montagem e desmontagem de pneumáticos.

Quando começar a montar um pneu, confira se a dimensão dele é igual à dimensão da roda. Limpe bem a roda, para não deixar resíduos de graxa, óleo, pasta de montagem ou áreas oxidadas.

A lubrificação das rodas também é um detalhe que precisa de atenção especial. Para lubrificar os talões, use uma mistura desenvolvida para esta função. Após o pneu estar corretamente alinhado na roda, inicie a inflagem e verifique se o pneumático segue no aro.

Se houver vazamento no pneu, retire o pneu e evite seu uso. O uso de um pneu com problemas estruturais pode causar graves acidentes na estrada. Lembre-se que sempre antes de desmontar o pneumático, você precisa retirar o núcleo da válvula para assegurar que este esteja desinflado.