Curitiba tem demonstração de ônibus híbrido articulado Volvo

Testes com o híbrido articulado fazem parte de um memorando de entendimento entre Curitiba e Suécia para promoção do desenvolvimento sustentável na cidade.

Híbrido

A Volvo Bus Latin America inicia na próxima semana testes de demonstração de um ônibus híbrido articulado em Curitiba, o Hibriplus. Os testes serão feitos em uma situação real, na linha Interbairros II, por um período de seis meses. O veículo alia alta capacidade de transporte a uma operação silenciosa, baixa emissão de poluentes e conforto para os passageiros.

“Curitiba continua na vanguarda no transporte coletivo. O Hibriplus é mais um passo importante nos avanços que a população merece e precisa. É também, uma demonstração da determinação da cidade em investir na eletromobilidade – solução que integra as novas diretrizes do Plano Diretor de Curitiba em prol da mobilidade sustentável”, afirma o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Os testes com o híbrido articulado fazem parte de um memorando de entendimento entre Curitiba e Suécia para promoção do desenvolvimento sustentável na cidade. O projeto é resultado de um acordo entre a Prefeitura da Curitiba e a Volvo, e integra o “Smart City Concept in Curitiba” que prevê a inovação para mobilidade sustentável. A operação do ônibus durante o período de testes não envolve custos para a cidade.

A demonstração do híbrido articulado na cidade é a segunda fase do desenvolvimento do projeto de eletromobilidade da Volvo na América Latina. A terceira fase, prevista para iniciar ainda este ano, também em Curitiba, contará um ônibus que opera no modo elétrico em 70% do tempo, o híbrido elétrico. A primeira fase do projeto foi o início da produção e comercialização do híbrido convencional no Brasil.

“Temos uma longa história com a cidade, de contribuição com o desenvolvimento do sistema de transporte público. Mantemos nosso compromisso de trazer para Curitiba o que há de mais avançado em tecnologia de transporte urbano, alinhadas às demandas mundiais de redução de emissão de poluentes” afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

O híbrido articulado tem capacidade para 154 passageiros e vai circular na linha Interbairros II, sentido anti-horário. Esta linha transporta 33 mil passageiros por dia e tem 41 quilômetros de extensão. O veículo terá como base de comparação um ônibus articulado movido a diesel, circulando nas mesmas condições de operação.

“Será um grande aprendizado para todos nós, acompanhar a operação do articulado híbrido numa aplicação severa como a linha Interbairros II, longa e com um grande número de passageiros. Nos ajudará a adaptar o veículo europeu para atender as particularidades do transporte público na América Latina, sem comprometer a eficiência operacional”, explica Rafael Nieweglowski, coordenador do City Mobility da Volvo Bus Latin America.

- Publicidade -