“Orgulhosa de sua herança, líder atualmente e preparada para o futuro” é o tema da DAF Trucks no salão IAA 2018, que acontece em Hanover, na Alemanha, de 20 a 27 de setembro. A marca exibe sua linha completa de produtos e serviços no setor. 

O estande da DAF apresenta toda a linha de produtos rodoviários e profissionais. Entre os caminhões em exposição estão o LF para transporte de distribuição, o versátil CF projetado para uma ampla variedade de aplicações, e o extrapesado XF para transporte pesado e de longa distância. O CF e o XF, inclusive, foram eleitos “Caminhão Internacional do Ano de 2018” por seu pacote abrangente de inovações técnicas, resultando em um aumento de 7% na eficiência de combustível. Já o DAF LF recebeu o prêmio Fleet Truck of the Year 2018″ no Reino Unido. 

Para comemorar os 90 anos desde que Hub van Doorne lançou as bases da DAF Trucks, está em exposição no IAA 2018 um modelo histórico: o DAF 1600, do final dos anos 1960. Ele está ao lado de um exclusivo XF 90th Anniversary Edition, que celebra a fundação da DAF em 1928. 

Transporte rodoviário com zero emissão de poluentes 

A DAF Trucks exibe uma linha completa de caminhões elétricos no IAA 2018. São eles o LF Electric e o CF Electric para distribuição urbana média e pesada, além do CF Hybrid para distribuição intermediária, com zero emissões e melhor eficiência em áreas urbanas. Estas soluções foram desenvolvidas para melhorar a qualidade do ar local nas cidades, bem como reduzir as emissões de CO². 

“Nossa abordagem sempre foi, e sempre será validar totalmente nossas inovações antes do lançamento. Essa estratégia focada no cliente prossegue com caminhões elétricos e híbridos. Emissões zero e baixos níveis de ruído poderão ser exigidos no futuro, à medida que as cidades anunciam suas intenções de criar zonas de emissão zero, o que poderá levar nossos clientes à necessidade de ter uma ampla variedade de soluções para atender às suas necessidades”, afirmou Ron Borsboom, membro do Conselho de Administração da DAF e responsável pelo desenvolvimento de produtos. 

DAF LF Electric Innovation 

O DAF LF Electric é um caminhão totalmente elétrico de 19 toneladas, com zero emissões de poluentes, para distribuição urbana. Com tecnologia Cummis, o motor é alimentado por uma bateria de 222 kWh, oferecendo alcance de até 220 quilômetros com o caminhão totalmente carregado, ideal para distribuição urbana. Como a bateria é modular, a capacidade poderá ser dimensionada para atender o alcance exigido pelos clientes. 

DAF CF Electric Innovation 

O DAF CF Electric é a solução de emissão zero para distribuição urbana, que exige maiores cargas e volumes. O modelo pode ser usado em aplicações de até 37 toneladas de Peso Bruto Total Combinado e tem alcance de aproximadamente 100 quilômetros, o que é adequado para aplicações de distribuição urbana de alto volume. O carregamento rápido das baterias pode ser feito em 30 minutos, ou com carga completa em apenas 1h30 hora. Ou seja, o tempo de carga e descarga do frete poderá ser usado para carregar a bateria. 

DAF CF Hybrid Innovation 

O DAF CF Hybrid foi desenvolvido para rodar eletricamente com zero emissões em áreas urbanas, ao mesmo tempo em que oferece uma maior variedade de aplicações graças à mais recente tecnologia de diesel ultra limpo. A combinação de energia elétrica e diesel garante a mais alta eficiência logística. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 85 kWh, que permite rodar no modo totalmente elétrico com autonomia de 30 a 50 quilômetros, dependendo do Peso Bruto Total Combinado.