Daimler estreia “caminhão autônomo” nos Estados Unidos

O caminhão Freightliner Inspiration com sistema de condução autônoma recebeu nesta quarta-feira (06/05) a licença para poder ser utilizado nas estradas do Estado de Nevada, nos Estados Unidos. A fabricante faz parte do Grupo Daimler, que em julho do ano passado já havia apresentado ao mundo as possibilidades da condução autônoma com o caminhão Mercedes-Benz “Future Truck 2025”.

O Freightliner Inspiration é o próximo passo nos planos de Daimler para produzir em série o sistema de condução autônoma “Highway Pilot”. Após um trabalho intenso dos engenheiros da Daimler, que adaptaram o sistema às características das estradas norte-americanas, o Estado de Nevada autorizou que dois caminhões Freightliner tenham licença para operar em vias públicas.

O Freightliner Inspiration é baseado no modelo Freightliner Cascadia, este já produzido em série nos Estados Unidos. O sistema “Highway Pilot” é composto por um radar e uma câmera frontais. Para rodar com perfeição, o Inspiration percorreu 16.000 quilômetros em testes realizados em uma pista na cidade de Papenburg, na Alemanha.