Daimler Trucks inicia testes com caminhões elétricos Fuso Canter

A marca Fuso, subsidiária da Daimler no Japão, desenvolveu o novo caminhão Canter E-Cell “zero emissões”, que possui propulsão elétrica por bateria. Primeiro veículo comercial leve totalmente elétrico, o E-Cell é fabricado na planta de Tramagal, em Portugal. E agora, oito modelos foram liberados para um ano de testes em clientes.

O Canter E-Cell “zero emissões” responde às restrições cada vez maiores ao trânsito nas grandes regiões metropolitanas, atendendo especialmente às operações em locais de acesso limitado, como, por exemplo, o trânsito nos centros das cidades, áreas de proteção ambiental e espaços exclusivos para pedestres. Sendo uma forma mais sustentável de transporte, este caminhão Fuso também oferece às empresas a oportunidade de diferenciar sua imagem perante os clientes e o público em geral.

“O Canter E-Cell nos permite novamente enfatizar a nossa liderança no campo dos sistemas de propulsão alternativos”, diz o Albert Kirchmann, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation. “Guiados pela equipe de Engenharia Avançada da Daimler Trucks do Japão, nossos colegas de Portugal conquistaram mais um importante marco de desenvolvimento, apresentando ao mercado as mais recentes inovações da companhia”, diz Kirchmann.

Os testes feitos por clientes com o Canter E-Cell, em condições reais de operação, terão um ano de duração. Os oito caminhões destinados a esta finalidade baseiam-se num modelo com distância entre-eixos de 3.400 mm. Eles são equipados com carroçaria do tipo plataforma com comprimento de 4,3 metros ou baú com comprimento de 4,4 metros.

As habilidades desses caminhões elétricos leves serão testadas em uma ampla gama de operações. A cidade de Lisboa utilizará o Canter E-Cell para transporte de produtos agrícolas e coleta de lixo. Já na cidade do Porto, o veículo fará transporte geral entre órgãos municipais. Na cidade de Abrantes também atuará no setor agrícola.

A empresa Transporta usará o Canter E-Cell nas entregas domiciliares em seus serviços de distribuição de curta distância. Na fornecedora de energia REN, o caminhão destina-se às atividades de transporte dentro da região portuária de Sines, ao sul de Lisboa. E por fim, o Canter E-Cell atuará no serviço de correios nacionais portugueses “CTT” no transporte entre seus centros de distribuição na capital do país.

Um total de quatro conjuntos de baterias está localizado em cada lado do quadro de chassi do caminhão, acomodados em duas caixas totalmente encapsuladas. São baterias de lítio-íon com uma capacidade nominal impressionante de 48,4 kWh. Isso dá ao Canter E-Cell uma autonomia de mais de 100 km, mais do que a maioria dos veículos de distribuição em curto percurso viaja por dia. A carga das baterias em 230 volts leva cerca de sete horas, enquanto o uso de um sistema de carga rápida pode reduzir esse prazo para somente uma hora.

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