Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota com cerca de 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes
A Daimler Trucks, maior fabricante de veículos comerciais do mundo, lançou, em Portland, nos Estados Unidos, durante o evento “Capital Market & Technology Days”, o Freightliner eCascadia, caminhão pesado elétrico para operações de longo percurso e uma versão do Freightliner eM2 106 do segmento de caminhões médios (PBT de 9 a 12 toneladas).
A Daimler Trucks North America (DTNA) planeja entregar uma frota com cerca de 30 caminhões elétricos a seus primeiros clientes dos Estados Unidos ao longo deste ano.
Com os dois “e-trucks” da Freightliner, o Mercedes-Benz eActros, o FUSO eCanter, e também o ônibus urbano Citaro totalmente elétrico da Mercedes-Benz e o ônibus escolar Thomas Built Saf-T Liner C2 Jouley, a Daimler Trucks & Buses já tem o maior portfólio de veículos comerciais totalmente elétricos.
Martin Daum, membro do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses, afirmou: “Somos os líderes da indústria e pretendemos continuar nessa posição com os caminhões e ônibus elétricos. Fomos os primeiros a avançar em caminhões elétricos e a estabelecer os padrões em cada segmento. Com a formação do nosso E-Mobility Group, aumentaremos os nossos investimentos nessa tecnologia. Assim, podemos buscar as melhores soluções em baterias, gestão de energia e recarga”.
Freightliner eCascadia e eM2 para a região do NAFTA
O Freightliner eCascadia se baseia no Cascadia, caminhão pesado para longa distância e de maior sucesso no mercado do NAFTA, região de livre comércio da América do Norte.
Com 730 cv, é quase silencioso, com destaque para o capô no estilo americano. A 550 kWh, suas baterias fornecem energia suficiente para uma autonomia de até 400 km, podendo recarregar 80% de sua bateria em 90 minutos para rodar mais 320 km.
O caminhão leve Freightliner eM2 106 é indicado para operações de distribuição. As baterias da nova versão elétrica proporcionam 325 KWh para até 480 cv. A autonomia do eM2 gira em torno de 370 km. É possível carregar 80% de sua bateria em 60 minutos, o que é possibilita uma autonomia de cerca de 300 km.
“Com nossos caminhões e ônibus, queremos que os clientes tenham muito sucesso em suas operações. Isso se aplica para caminhões elétricos e também para trens de força convencionais”, ressalta Dr. Frank Reintjes. “Assim, projetamos o Freightliner eCascadia e o eM2 nos Estados Unidos, de acordo com os requisitos específicos dos clientes. Como líderes de mercado na América do Norte, sabemos que somente caminhões e ônibus que atendam às necessidades dos operadores de transporte prevalecerão nesse mercado”.