DERSA facilita transporte de voluntários para doação de sangue em São Paulo

A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S/A) lançou na semana passada a campanha de doação de sangue “Salve vidas em vida”, um projeto em parceria com a Santa Casa de Miserocórdia de São Paulo. O enfoque é reunir doadores permanentes, em virtude da atual quantidade dos bancos de sangue dos hemocentros do estado de São Paulo e a dificuldade de deslocamento dos doadores até um centro de coleta.

De acordo com as regras do Hemocentro, no caso de homens, a doação deve ser feita a cada 60 dias (quatro por ano) e, no de mulheres, a cada 90 dias (três por ano). Todos os voluntários serão cadastrados para que sejam convidados a fazer nova doação. O primeiro grupo, ainda em caráter experimental, fez sua doação no dia 2 de dezembro do ano passado.

Paralelamente ao processo de doação de sangue, o hemocentro escolhido da Santa Casa cadastra possíveis doadores de medula óssea.

As doações acontecerão uma sexta-feira por mês, com saída do prédio da DERSA, no Itaim Bibi, em transporte feito por uma van do Hemocentro, com capacidade para 12 pessoas.

Para viabilizar a ida dos doadores até o Hemocentro da Santa Casa, na rua Marques de Itu, 579, Vila Buarque, região central, foi elaborado calendário com as datas agendadas para 2012.

Foto: divulgação/DERSA