Desempenho do mercado no 1º trimestre é o pior desde 2008

A crise ecônomica enfrentada pelo Brasil segue mostrando reflexos nas vendas de caminhões. Com o fechamento dos dados do mês de março pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) já é possível avaliar o desempenho do primeiro trimestre, que não é nada animador. Foram emplacados de janeiro a março apenas 19.351 veículos, 9% menos que os 21.294 dos três primeiros meses de 2009. Esse período ha seis anos também era de dificuldades, com o enfraquecimento da economia dos Estados Unidos por conta da crise imobiliária.

Na comparação do primeiro trimestre desse ano com o mesmo período de 2014, o recuo foi de 36%. No entanto, dentro de 2015, o mês de março apresentou alta em relação a fevereiro. Com 6.503 unidades emplacadas, o terceiro mês do ano teve incremento de 25% em relação ao anterior, quando foram vendidos 5.171 caminhões.

Mesmo com o resultado de 36% abaixo até o momento, a Fenabrave prevê recuperação e mantém as estimativas de vendas de veículos para este ano, acreditando que a baixa será de 14%.

- Publicidade -