No próximo 30 de junho, em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, a Goodyear, fabricante de pneus que completa 100 anos de Brasil resolveu divulgar as principais dicas do seu piloto de testes, Felipe Zacarias. Acostumado a testar os mais diversos pneus de caminhões e de automóveis, no campo de provas da Goodyear, em Americana (SP), o profissional resolveu preparar uma série especial de dicas aos caminhoneiros.

Segundo Zacarias, além de prudência, responsabilidade e respeito às leis de trânsito quando se dirige um caminhão, é necessário fazer todas as manutenções adequadas dos pneus. “Antes de tudo é preciso manter uma regularidade semanal de calibração dos pneus. E quando for viajar, é fundamental fazer uma inspeção visual e verificar as pressões utilizadas de acordo com a aplicação”, explica. Também é extremamente importante verificar se os pneus do conjunto, cavalo e carreta, já atingiram ou se estão perto de chegar ao nível mínimo de desgaste.

Depois de fazer a revisão dos pneus, é a hora de cair na estrada. E são nas rodovias que os imprevistos acontecem, por isso é necessário que todos os caminhoneiros estejam extremamente preparados. Isso inclui, uma boa noite de sono e muita disposição para encarar estradas sob as mais diferentes condições.

“Além dos buracos e desvios, a chuva e as subidas íngremes são alguns dos fatores mais preocupantes para os caminhoneiros. Com a perda da visibilidade e a diminuição da aderência, a dica é reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Já em condições de subidas, a dica é sempre subir com velocidade constante para evitar patinagem dos pneus, mantendo o veículo na faixa da direita conforme legislação”. Zacarias também recomenda que para diminuir o consumo de combustível, a dica é manter dirigir sempre na faixa verde de rotação do motor.

Manutenção e compra de um pneu novo

Felipe reforça que na hora de comprar um pneu novo, o ideal é escolher um modelo de pneu recomendado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar, para assim garantir desempenho e segurança. E conclui, “o importante é seguir as recomendações técnicas do fabricante para obter o máximo rendimento, quilometragem e segurança”.

Outro ponto importante são os rodízios de pneus e o uso de pneus recauchutados. No caso, o rodízio é aconselhável para garantir uma maior durabilidade dos pneus. Por isso, esteja atento aos desgastes irregulares e diferenças de profundidade de borracha entre os eixos, e se for o caso verificar a geometria veicular e efetuar o rodizio.

No caso dos pneus recapados, o correto é sempre utilizá-los nos eixos de tração e eixos livre, pois a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões. A recapagem dos pneus ajuda a diminuir os custos operacionais dos caminhoneiros. A dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.

Sobre as datas comemorativas: O Dia do Caminhoneiro é celebrado em duas datas. A de 30 de junho surgiu em 1986, época em que o governador de São Paulo instituiu o Dia do Caminhoneiro. Já em 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro.

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