Diretor da Petrobras anuncia Plano de Negócios dos próximos quatro anos

Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobras (na foto acima), apresentou hoje os projetos do Plano de Negócios 2011-2015 da estatal nas áreas de Refino, Transporte, Comercialização, Logística e Petroquímica.

Nos primeiros seis meses deste ano, o consumo de diesel cresceu 8,6%. O executivo aproveitou para garantir que o país não ficará sem combustíveis. “Independente de qualquer aumento no consumo, não vai faltar gasolina ou qualquer outro derivado no mercado brasileiro”, afirmou.

“Após 32 anos, estamos construindo grandes refinarias e já sabemos que vamos operar no limite do mercado, mas atendendo a demanda”, informou Costa. Por isso, a empresa destinará à área de Abastecimento US$ 74,2 bilhões do total de US$ 224,7 bilhões de investimentos previstos no Plano.

Nos próximos cinco anos, a Petrobras quer elevar a capacidade de processamento em 395 mil barris diários. A previsão para o período entre 2016 e 2020 será de 1.065 mil barris diários refinados. “Sem novas refinarias, vamos importar até 1 milhão de barris de diesel em 2020. Hoje importamos 5% do que vendemos em derivados líquidos. Os EUA importam 3%. Em 2011 já não temos como atender o mercado interno. Se não construirmos, importamos, gerando riqueza lá fora”, analisou.

Foto: Agência Petrobras

- Publicidade -