Dobradinha da Kamaz na 12ª etapa deixa Nikolaev perto de título no Dakar 2013

Restando apenas duas etapas para o fim do Rally Dakar 2013, a Kamaz está perto de voltar a conquista a mais difícil e importante prova cross-country no mundo. No 12º dia de disputas pela América do Sul, desta vez percorrendo trecho entre entre Fiambalá, na Argentina, e a cidade chilena de Copiapó, no Deserto do Atacama, Andrey Karginov venceu pela segunda vez na atual edição uma prova do torneio ao completar os 319 km em 4h09min44s.

Em segundo lugar ficou o compatriota e companheiro de equipe Ayrat Mardeev, apenas 2min36s atrás do vencedor. O terceiro lugar ficou com o atual campeão Gerard de Rooy, da Iveco, que aos poucos tenta recuperar a desvantagem após sofrer inúmeros problemas durantes esta semana. Na sequência apareceram o italiano Miki Biasion, também da Iveco, e Peter Versluis, que corre com um MAN.

Líder, Eduard Nikolaev foi o sétimo lugar na especial, terminando 6min27s, e tem mais de 31 minutos de vantagem para o segundo lugar, ficando muito próximo de conquistar seu primeiro título no Dakar.

Vencedor da etapa: Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – 4h09m44s

Classificação geral:
1º – Nikolaev (RUS) / Savostin (RUS) / Rybakov (RUS) – Kamaz – 33h12m35s
2º – Kolomy (TCH)/ Kilian (TCH)/ Killian (TCH) – Tatra – a 31m20s
3º – Mardeev (RUS)/ Belyaev (RUS)/ Mirniy (RUS) – Kamaz – a 50m26s
4º – Karginov (RUS) / Devyatkin (RUS) / Mokeev (RUS) – Kamaz – a 53m02s
5º – De Rooy (HOL) / Colsoul (BEL) / Rodewald (HOL) – Iveco – 56m22s

(LT)

Foto: Divulgação