Edenred exerce opção de compra e torna-se líder no mercado de gestão de despesas

Edenred passou a gerenciar 2,6 milhões de cartões de combustível e soluções de pedágio e cerca de 6 bilhões de litros de combustível

400x300-ticketcar_photo2_litchiagency-fabienbernardiRecentemente, a Edenred, responsável pela criação do Ticket Restaurant e líder mundial do setor de serviços pré-pagos para empresas, anunciou que está adquirindo 17% do capital da Union Tank Eckstein (UTA), vice-líder na Europa em cartões de combustível multimarcas, soluções de pedágio e soluções de manutenção. A Edenred já detém 34% de participação na empresa.

Ao aumentar sua participação na UTA para 51%, a Edenred pretende impulsionar os negócios da UTA na Europa, alavancando sua expertise em soluções de cartões de combustível na América Latina e na Europa.

Veja também: Accelo é o caminhão mais vendido pela Mercedes-Benz no mercado externo

“Com essa transação, a Edenred demonstra sua capacidade de capitalizar parcerias estratégicas para acelerar seu crescimento, como fizemos no Brasil no começo de 2016, criando uma joint-venture com a Embratec”, afirmou Bertrand Dumazy, presidente executivo da Edenred.

No Brasil, a joint-venture da Edenred com a Embratec deu origem à Ticket Log, empresa do segmento de gestão de despesas corporativas que atualmente conta com 27 mil clientes e 800 mil cartões ativos. Além disso, administra 1 milhão de veículos em sua base de clientes e possui uma rede de mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em 3,7 mil municípios brasileiros.

A empresa foi criada a partir do Ticket Car e da Repom, empresa líder em gestão de frete, ambas pertencentes à Edenred, e atividades de cartão-combustível e de manutenção da Embratec, operadas sob as marcas Ecofrotas e Expers.

Pelo acerto, a Edenred detém 65% de participação e os acionistas fundadores da Embratec, 35%. A aliança tornou a Edenred um importante player no mercado brasileiro de gestão de abastecimento, com market share de aproximadamente 20%, sem considerar o frete.

Gestão de despesas

O mercado corporativo de gestão de despesas de veículos representa mais de 1 bilhão de euros (R$ 3,3 bilhões) em despesas mundiais a cada ano.

Com uma taxa de penetração média de apenas 25% e crescimento anual de 5% a 10%, impulsionado pelo aumento da mobilidade dos funcionários, as soluções de gestão de despesas atendem a uma crescente necessidade entre as empresas de gerenciar suas despesas de negócios de maneira cada vez mais eficaz.

Com cerca de 300 milhões de euros (R$ 990 milhões) gastos anualmente em combustível para viagens de negócios, o mercado europeu de cartões de combustível B2B oferece um potencial de crescimento significativo.

Ele também fornece a um especialista como a UTA a oportunidade de oferecer soluções que dão aos usuários acesso a uma rede multimarca de estações de serviço. Estas soluções são ainda relativamente subdesenvolvidas, particularmente no segmento de veículos leves.

- Publicidade -