por Leandro Tavares,
da redação para o Brasil Caminhoneiro
O Mercedes Day não é novidade para ninguém. A Mercedes-Benz já tornou tradicional a ação, um dia em que a marca alemã oferece uma ampla gama de produtos a condições especiais para os clientes de sua rede concessionária, com cerca de 160 casas envolvidas. Em 2013, a data escolhida para a ação é o próximo sábado, dia 21 de setembro, das 10h às 16h. E como novidade, a empresa anunciou que, além de caminhões, ônibus, vans Sprinter e até mesmo veículos da frota de demonstração seminovos estarão disponíveis para negócio.
A taxa de 0,33% ao mês no Finame para caminhões – exceto os da linha Actros – promete ser um atrativo e tanto para possíveis compradores. Além disso, pacotes especiais são oferecidos para incentivar as vendas. “Colocamos lotes com extensão de garantia, damos IPVA, damos lube service (troca de óleo), pagamos apólice de um ano, climatizadores. Para cada um vamos montando lotes e dizemos que fechando negócio neste momento damos determinado benefício para os dez primeiros, ou vinte primeiros que acertarem conosco”, explicou Gilson Mansur, diretor de vendas e marketing de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, em entrevista exclusiva ao Brasil Caminhoneiro. Serão mais de 40 lotes de caminhões, totalizando mais de 1.500 ofertas. Além disso, terão mais de dez outros lotes para vans e ônibus, com mais de 200 veículos disponíveis.
No entanto, o foco da ação não é necessariamente a venda. Assim como na estratégia adotada com a unidade de negócios SelecTrucks, inaugurada recentemente na Grande São Paulo, o Mercedes Day busca trazer o cliente para perto da marca Mercedes-Benz. “É um evento de relacionamento”, afirmou o executivo. “Conseguimos balançar nossa estrutura de vendas, nossos fornecedores, aumentar o número de passagens nas concessionárias, levar o cliente às casas da rede para aproveitar nossas ofertas. Cada concessionária faz a sua festa, oferece o almoço, faz churrasco. O Mercedes Day dá motivação e reforça o contato com o cliente. A venda é uma consequência”, revelou.
Esta importância do relacionamento é comprovada pelos números. Em 2012, mais de cinco mil clientes estiveram presentes na rede concessionária da Mercedes-Benz. “Todos os anos temos mais de mil veículos com oferta”, destaca Mansur. “Nem sempre dependemos da nossa vontade única, depende da aprovação de crédito. Ainda assim é um termômetro, com intenção de compra, o cliente mostrando que quer o produto”, avalia o diretor. Além do Banco Mercedes-Benz, outros bancos convidados participam da ação para ampliar as opções do cliente na hora de fechar negócio.