por Leandro Tavares
da redação para o Brasil Caminhoneiro
O mês de outubro já mostra com mais clareza os reflexos da redução da taxa de financiamento do Finame para 2,5% no mercado de caminhões. Após apenas uma semana em vigor no mês de setembro, a medida elevou o número de emplacamentos na primeira quinzena deste mês em 12,2% na comparação com a primeira quinzena do mês anterior. Foram emplacadas em outubro 5.666 unidades. Os números divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.
No entanto, o desempenho segue abaixo do registrado em 2011, quando 7.991 caminhões foram emplacados, indicando uma queda de 29,1% nos primeiros 15 dias de outubro de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. No acumulado de 2012, foram comercializados 105.758 veículos, 23,20% a menos que em 2011.
Outro fator supreendeu na quinzena: a Mercedes-Benz aparece na frente da MAN Latin America na participação de mercado, com 24,89% contra 24,62% (porcentagem que leva em conta tanto os caminhões Volkswagen quanto os extrapesados MAN). O acumulado do ano, porém, segue mostrando a MAN Latin America com a maior fatia do número de vendas, com 30,41% do mercado, contra 25,62% da Mercedes-Benz.
Entre os veículos semi-leves, o Iveco Daily 70C17 foi o modelo mais vendido, com 70 unidades. O Volkswagen 8.160 foi o leve mais comprado, com 257 emplacamentos. A MAN Latin America também foi a que mais vendeu entre os médios, com o modelo Volkswagen 13.190, que teve 101 veículos comercializados.
Herdeiro do caminhão mais vendido do Brasil em 2011, o Constellation 24.280 foi o modelo mais vendido entre os pesados, com 338 unidades. E o extrapesado FH 460, da Volvo, foi não apenas o mais procurado pelos clientes no seu próprio segmento como também o mais comercializado entre todos os segmentos na primeira quinzena de outubro, com 470 unidades.
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