Estrada para a Saúde alerta sobre os riscos e prevenção da hipertensão

Estrada para a Saúde acontece em Roseira, no Vale do Paraíba

Estrada para a Saúde alerta sobre os riscos e prevenção da hipertensão (Fotos: Divulgação CCR NovaDutra)

A próxima edição do Estrada para a Saúde será com foco no Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão, comemorado no dia 26 de abril. As ações, com exames gratuitos para caminhoneiros acontecem na quarta (25) e quinta-feira (26), das 11h às 21h, no Posto Arco Íris, localizado no km 81,9 da pista sentido Rio de Janeiro da via Dutra, em Roseira, no Vale do Paraíba.

- Publicidade -

Durante a edição do Programa em Roseira, além da aferição da pressão arterial e avaliação de risco cardíaco os profissionais do volante também poderão realizar testes de colesterol, glicemia e visão e cortar o cabelo gratuitamente.

Ao identificar os principais problemas de saúde que acometem os caminhoneiros, o programa também permite que a CCR contribua, gradativamente, para a reeducação e mudança dos hábitos desses profissionais.

Em 2017, por exemplo, o grupo CCR verificou que 83% dos caminhoneiros atendidos estão acima do peso, 25% são hipertensos e 65% não praticam atividades físicas.

Hipertensão

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão mostram que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa e que atinge hoje 32,5% dos brasileiros.

Em 2017 participaram em ações do Programa Estrada para a Saúde mais de três mil profissionais do volante onde foi constatado que 21% dos motoristas apresentaram hipertensão leve, 13% em situação limítrofe, onde a saúde está mostrando índices fortes para a doença, e 6% apresentaram hipertensão moderada.

“Sabemos do perigo que essa doença silenciosa representa para os motoristas que trefegam pela rodovia. As ações mensais realizadas pela Concessionária dão a oportunidade para os caminhoneiros de realizarem exames preventivos para cuidar da saúde e para ficarem alertas sobre o perigo dessa doença”, comentou Carla Fornasaro, gestora de Relações Institucionais e Meio Ambiente da CCR NovaDutra.

Hábitos e fatores de risco

Importante ainda reforçar e sensibilizar as pessoas sobre as mudanças de hábitos e os fatores de riscos que podem causar a doença e a importância de manter a pressão arterial em níveis normais para evitar outros problemas de saúde como: enfarto, derrame cerebral e até a insuficiência renal se a hipertensão não for tratada.

Entre os fatores de risco os especialistas destacam: obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, abuso de álcool, fumo e estresse.

Nesta edição do Programa Estrada para a Saúde, a CCR NovaDutra conta com os seguintes parceiros: Posto Arco Íris; Colégio Futura, de Pindamonhangaba e Secretaria de Saúde de Roseira.

Serviço

Programa Estrada para a Saúde em Roseira

Dias: 25 e 26 de abril

Local: Posto Arco Íris, localizado no km 81,9 da via Dutra, no sentido Rio de Janeiro em Roseira (SP)

Horário: das 11h às 21h

Gratuito

- Publicidade -