A geração de produtos, a Ecoline, com a nova gama Daily, foi oficialmente lançada hoje ao mercado. A linha de caminhões leves de 3,5 a 7 toneladas traz novidades para toda sua família de veículos, desde motorização até design no interior das cabinas.
Campeã de vendas no Brasil, com 60 mil unidades comercializadas até hoje no País e 70 mil na América Latina, já possui veículos à venda na rede de concessionárias Iveco em todo o Brasil. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, powertrain e chassi, apenas), a nova geração Ecoline dá um salto para mais de 140 versões.
Com a geração Ecoline, a Iveco pretende continuar crescendo mais que o mercado. Desde 2007, a empresa tem aumentado constantemente seu market share no País, partindo de menos de 4%, àquela época, para cerca de 10% hoje, considerando veículos comerciais acima de 2,8 toneladas de PBT. As vendas da empresa cresceram no período quase seis vezes.
São 30 versões de veículos chassi cabine e furgão, incluindo a exclusiva opção cabine dupla e quatro entre-eixos diferentes. No topo da gama, o caminhão leve 70C16 Daily Massimo dá lugar ao novo 70C17 Daily Truck, um dos únicos caminhões de 7 toneladas Euro V do mercado hoje. Com capacidade para até 4.520 kg de carga, ele é ágil, econômico e prático. Sua plataforma de carga é a maior. É também a mais baixa em relação ao solo, o que facilita as operações de carga e descarga.
Na base da gama, o modelo 35S14, para até 3,5 toneladas de PBT, ganha maior potência e agilidade, um benefício adicional para os clientes das cidades com zonas de restrição à circulação. No segmento entre 3,51 e 6 toneladas, os atuais 45S16 e 55C16 passam a se chamar 45S17 e 55C17, devido à maior potência do motor. E pela primeira vez, a Iveco oferecerá o Iveco Daily Minibus, para passageiros, implementado de fábrica.
A nova geração Iveco Daily traz novo interior (painel, bancos e revestimentos). Os motores Iveco FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (que dispensa o uso do agente Arla 32), vão de 147 (versão 35S14) a 170 cv (demais versões) e são os mais potentes do segmento. A transmissão é agora de seis marchas, com alavanca de mudanças no painel. Com o novo conjunto motor-transmissão, a nova geração Iveco Daily é até 9% mais econômica que a geração anterior.
“A geração Ecoline marca um novo momento para a Iveco: com ela, renovaremos toda a nossa gama de veículos, que já era a mais moderna do mercado”, diz Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America.
Para desenvolver toda a linha Ecoline, que começa a chegar agora com o novo Daily e que terá outros modelos lançados até 2014, a Iveco empreendeu o mais rigoroso projeto de desenvolvimento de produtos em sua história na América Latina, que levou mais de dois anos, envolveu 300 engenheiros e exigiu a construção de 120 protótipos, que rodaram 5 milhões de quilômetros. “O novo Iveco Daily é um veículo top em resistência e com baixo custo operacional, que são as duas características principais da nova geração Ecoline”, diz Mazzu. “São os melhores veículos Iveco que já produzimos.”
Cerca de 60% dos compradores do Iveco Daily são autônomos e transportam carga própria. “A maioria dos clientes do Daily atua em zona urbana, com muito sobe e desce da cabine e em situação de trânsito pesado”, analisa o engenheiro Alexandre Serretti, gerente executivo da plataforma de veículos leves e médios. “No Iveco Daily, o motorista guia menos estressado e, portanto, de forma mais correta e produtiva.”
O painel está moldado em dois tons de cinza, com material mais confortável ao tato. O console central reúne rádio CD player com MP3, controles de ventilação e ar-condicionado (opcional), teclas de comando e porta-objetos com tampa. Ao lado do console, vem a alavanca de câmbio, em posição mais ergonômica. O volante é mais bonito. Velocímetro, conta-giros e indicadores de combustível e temperatura da água tem grafismo sofisticado. O computador de bordo traz odômetro total e parcial, velocidade média, consumo médio e instantâneo, e informações sobre manutenção. As saídas de ar, maiores, foram reposicionadas. Há porta-copos nas duas extremidades do painel.
Um novo porta-objetos de teto (de série no chassi cabine, opcional no furgão) incorpora as luzes internas e os quebra-sóis. O freio de estacionamento (e a manopla do freio a ar na versão Daily Truck de 7 toneladas) fica em um suporte entre os bancos, de uso mais confortável. Não há túnel central: o piso é plano. A chave agora é do tipo “canivete” e com telecomando.
Os itens de conforto incluem ar-condicionado automático, vidros e trava elétrica, espelhos elétricos com aquecimento e rádio CD player com MP3. Câmera e sensor de estacionamento são disponíveis para os modelos furgão. Entre os opcionais de segurança, estão sistema ABS + EBD (menos para o 70C17). Para o trabalho, tacógrafo diário e semanal, GPS com roteador MultiConnect® e predisposição para tomada de força (PTO).
Motor: sinônimo de potência
A nova geração Iveco Daily conta com o motor Iveco FPT F1C Dual Stage, com tecnologia EGR (sigla em inglês para Recirculação dos Gases de Exaustão), testada pela Iveco na Europa e que dispensa o Arla 32. Com sistema de injeção eletrônica common-rail, turbo duplo e intercooler, esse motor de 3 litros incorpora soluções bastante avançadas.
Ele usa bicos injetores de última geração, com tecnologia “piezométrica”, que garante respostas cinco vezes mais rápidas que os bicos anteriores. A pressão de injeção foi aumentada de 1.600 para 1.800 bars e a central eletrônica foi calibrada para as condições locais. Os dois turbos ampliam o enchimento do motor tanto em baixa quanto em alta rotação.
O Daily Truck 70C17 ganhou 8% em potência (de 156 para 170 cv) e 13% em torque (450 Nm). Nos modelos 45S17 e 55C17, a potência é de 170 cv e o torque de 400 Nm. No 35S14, passou de 136 para 147 cv (+8%) e o torque máximo passou de 300 Nm para 350 Nm (+17%).
Neste modelo, o torque de 450 Nm é constante numa faixa de 1.400 rpm (entre 1.400 e 2.800 rpm). No modelo anterior, a faixa de torque máximo era de apenas 900 rpm (de 1.700 a 2.600 rpm). Com mais força em rotações mais baixas, o Daily usa a sexta marcha desmultiplicada (overdrive), que privilegia a economia e aumenta a qualidade de marcha do modelo em aplicações intercity e rodoviárias.
“A combinação entre motores mais potentes e a caixa de 6 marchas faz do Iveco Daily um caminhão mais fácil de dirigir e até 9% mais econômico no consumo de combustível comparado ao modelo anterior”, informa Serretti. Ele lembra que o tanque de combustível passou de 90 para 100 litros, para maior autonomia. “No Daily Truck 70C17 com maior entre-eixos, há o opcional de dois tanques de 90 litros.”
A Iveco levou dois anos e rodou mais de 5 milhões de quilômetros para o desenvolvimento da nova geração Ecoline. Dentro desse processo, uma dezena de itens do Iveco Daily foram reprojetados a partir da avaliação e comentários dos proprietários, trazidos à empresa por pesquisas de campo. “Ouvimos o cliente, atendemos aos seus pedidos”, diz o engenheiro Serretti. Uma das mudanças foi um novo sistema de instalação do ar-condicionado, que agora é mais simples e mais resistente.
Assista à entrevista exclusiva com o diretor comercial da Iveco sobre a linha Daily 2012
Foto: Divulgação/Iveco