Você conhece as faixas retrorrefletivas? Na reportagem desta semana, Francisco Garonce fala sobre as faixinhas coladas ao caminhão com peso igual ou acima de 4 toneladas. Este recurso de segurança é muito importante para você poder ser visto nas estradas em condições de baixa luminosidade. O funcionamento é bem simples, a luz projetada na direção dessas faixas é refletida e dá melhor visibilidade aos veículos que estão em direção contrária.
Falamos com Priscila Passos, engenheira de produtos de segurança viária sobre os modelos mais comuns de faixas e sinalizações refletivas, condições sob a ação do tempo, sujeira e conservação.
As faixas devem ser sempre nas cores vermelha e branca. Falamos também sobre a colocação nas laterais e na parte traseira do veículo. Nas laterais, ao longo da borda inferior ou sobre o bandô no caso dos siders. Elas podem ser parafusadas, pregadas, coladas, rebitadas ou fixadas com material autoadesivo. Devem ser aplicadas horizontalmente cobrindo pelo menos 1/3 do espaço lateral e 80% nas bordas da parte traseira do baú. No caso dos caminhões tipo baú, deverão ter fixadas nos cantos superior e inferior de cada lado das laterais e traseira do baú, observando que nos cantos o encontro deve ser com as pontas vermelhas. Pra quem tem carroceria de madeira, é exigido por lei que as faixas sejam fixadas sobre uma placa de metal para diminuir o desgaste com o tempo.