Falta de qualificação no mercado de mecânicos leva Auto Sueco São Paulo a investir na formação técnica

A Auto Sueco São Paulo resolveu buscar dentro de casa a solução para o problema que vem sendo enfrentado por todas as empresas do segmento de manutenção e reparação de caminhões e ónibus do País: a falta de mão-de-obra qualificada e especializada.

Para isso, criou o Programa Protec, que tem como objetivo formar 20 jovens, entre 17 e 24 anos de idade, a cada um ano e meio. Os primeiros doze meses serão em sala de aula, com foco no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessários para execução de serviços, diagnósticos, análise e laudos técnicos; instrumentos de medição; ferramentas especiais; e regulagens do sistema mecânico a Diesel que acompanham a linha Volvo. Os últimos seis meses serão realizados nas oficinas da Auto Sueco com treinamento on the job.

“A mecânica hoje em dia está muito baseada no desenvolvimento tecnológico. A análise de um motor é feita com auxílio de computadores e o conhecimento técnico especializado é fundamental para fazer um diagnóstico correto e assertivo”, explica Jaime Ferreira, instrutor responsável pelo Protec.

A rede exclusiva de concessionárias de caminhões e ônibus Volvo da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Região de Campinas e Baixada Santista vai investir R$ 500 mil por turma na formação técnica dos profissionais do futuro e projeta absorver pelo menos 80% dos jovens que iniciarem o programa.

“Precisávamos aumentar o quadro técnico na ordem de 30% para atender a demanda, mas, pela dificuldade do mercado, só preenchemos 15% das vagas. Resolvemos formar os profissionais e oferecer um plano de carreira para manter os que se destacarem”, explica o diretor executivo da Auto Sueco São Paulo, Fernando Ferreira.

- Publicidade -