Alcançar 25 anos é uma marca importante. Muitos dos nossos leitores aqui neste site não tem essa idade ainda. Neste período, muita coisa mudou no Brasil e no mundo.

Neste quarta-feira (21) a Volvo do Brasil chamou jornalistas e clientes para a fábrica da empresa em Curitiba (PR) para comemorar a marca de 25 anos do lançamento do FH.

O caminhão tem marcas expressivas no mercado mundial. São mais de 1 milhão de unidades vendidas no mundo todo, sendo 130 mil só na América Latina.

Série Especial

O modelo comemorativo dos 25 anos do FH terá 25 unidades disponíveis para o mercado, com prioridade de compra para clientes dos primeiros FH a chegar ao Brasil.

O caminhão possui pintura na cor Vermelho Perolizado, que faz referência ao primeiro modelo. Ele também possui defletores laterais, de teto e saias laterais para reforçar o visual exclusivo.

Nas portas, adesivos em prata, cinza e laranja caracterizam a série especial, além de adesivos dos 25 anos.

Dentro da cabine há detalhes em laranja nos cintos, cortinas, tapetes e decalques refletivos na porta. Os bancos são de couro e tecido, também exclusivos, e um volante de couro.

O modelo está disponível nas versões 6×2 460 cv e 6×4 540 cv.

FH no Brasil

O FH chegou ao Brasil pouco tempo depois do lançamento na Europa, ainda em 1993. “O Brasil foi um dos primeiros mercados fora da Europa a comercializar o FH”, destaca Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões da Volvo do Brasil.

Após 5 anos importando os caminhões da Europa, o FH passou a ser produzido no Brasil. Neste ano se destacou como o primeiro caminhão com airbag, além de renovar o interior do modelo.

No ano seguinte o FH ganhou um novo motor, o D12C com potências de até 420 cv, e computador de bordo.

Em 2003 veio uma.nova Grande inovação: a implementação da caixa automatizada I-Shift. Três anos depois a caixa foi atualizada para 60t, entregando mais possibilidades de uso ao lado do então novo motor D13A, com potência até 520 cv.

Com grande atuação na área de segurança, a Volvo introduziu em 2010 uma série de itens como o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), o Monitoramento de Faixa de Rolagem (LKS), o Piloto Automático Inteligente (ACC2), freios eletrônicos EBS, sensor de ponto cego (LCS) e bafômetro para partida do veículo.

De 2012 a 2014 o FH teve mudanças que aproximam o modelo do que está disponível hoje no mercado: a introdução da geração Euro 5, uma nova geração da caixa automatizada I-Shift e a renovação da linha com uma nova cabine e novos sistemas de conectividade.