Fim da pesagem por eixo de caminhões com PBT de até 50 toneladas

Artesp
Foto: (Artesp/Divulgação).

Uma antiga reivindicação dos caminhoneiros e transportadores foi atendida: o fim da pesagem por eixo de caminhões com peso bruto total (PBT) de até 50 toneladas.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas durante a transmissão ao vivo nas redes sociais pelo Presidente Jair Bolsonaro.

A revisão da atual norma de pesagem no país também prevê um aumento na tolerância para os veículos com PBT superior a 50 toneladas.

Apesar de revelar o andamento dos estudos para mudanças no sistema de pesagem, o Ministro da Infraestrutura não confirmou uma data para a publicação das novas regras, afirmou apenas que “em breve essa norma estará publicada”.

Essa não é a primeira vez que o Ministro Tarcísio defende o fim da pesagem por eixo. Em maio de 2020, durante um seminário virtual com investidores do banco Santander, Freitas já havia se posicionado a respeito do assunto.

Durante a transmissão, tanto o Ministro da Infraestrutura como Presidente da República, também comentaram a tarifa zero para a importação de pneus de caminhões e que vai melhorar a situação do caminhoneiro na estrada.

Créditos: Fernando Richeti