A Ford Caminhões se adiantou e foi a primeira marca a apresentar seus caminhões modelo 2017.
A apresentação foi feita aos jornalistas em um evento no campo de provas da Randon, em Farroupilha (RS). São seis novos modelos, o Cargo 1723 com versões Kolector e rígido, o Cargo 1729, nas versões rígido e cavalo mecânico, o Cargo 1933T e o Cargo 2429. Todos com a principal novidade da montadora, a caixa de câmbio automatizada Torqshift.
A novidade, que é uma parceria da Ford com a Eaton, foi criada para otimizar o desempenho, o rendimento e a segurança dos caminhões. Com 10 ou 16 marchas, ela provê uma dirigibilidade tranquila e eficiente.
Além disso, o novo câmbio tem uma série de funções, como troca de marcha inteligente, piloto automático, função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel, assistência de partida em rampa e dois modos de direção: Performance e Economia. E, por fim, em razão do seu escalonamento, ela diminui a perda de potência e garante alto torque em subidas e inclinações.
A intenção da marca com essas novidades é melhorar desempenho e rentabilidade para frotistas e aumentar a segurança e conforto para motoristas e autônomos.
“Por fazer as trocas de marcha sempre no regime ideal de rotação, o Cargo Torqshift nivela o desempenho dos motoristas. Assim, aumenta a economia de combustível e a vida útil da embreagem, reduzindo os custos de manutenção. Ao mesmo tempo, diminui a fadiga do motorista no trânsito urbano e em viagens longas”, afirma Antonio Baltar, gerente geral de Marketing e Vendas da Ford Caminhões
Cargo 1723 Torqshift
O 1723 é um caminhão médio, com 16 toneladas de peso bruto, com capacidade de tração de até 32 toneladas, 320 cavalos de potência e câmbio de 10 marchas.
Ele é indicado para aplicações como entrega fracionada, tanque, carga seca, bebidas, gás, basculante, caçamba tipo brooks, furgão de alumínio, furgão lonado e frigorífico.
O caminhão também pode ser adquirido com cabine simples, com três lugares, ou com cabine leito.
E, além do modelo rígido, ele também é produzido na versão Kolector, pronto para ser implementado com um coletador ou compactador.
Na versão Kolector, o 1723 conta com o câmbio automatizado Torqshift de 10 velocidades para aplicações severas, com troca rápida de marchas, duas relações de ré e super reduzida, para ladeiras íngremes.
Cargo 1729 Torqshift
O 1729 também é um caminhão médio, com 16 toneladas, motor de seis cilindros com 290 cavalos de potência e torque de 951 Nm, capacidade de tração de 38 toneladas.
Assim como o 1723, também é fabricado nas versões cabine simples e leito, além de ter aplicações muito parecidas para suas versões de cavalo mecânico e rígido.
Cargo 1933T Torqshift
Com suspensão a ar e caixa de câmbio de 16 velocidades, o 1933T é um cavalo mecânico projetado para trabalhar com semirreboques de três eixos, em médias e longas distâncias.
Também da linha de médios, o caminhão tem motor de seis cilindros com 334 cavalos de pontência, torque de 1300 Nm e capacidade de tração de 45.150 quilos.
Desenvolvido apenas com cabine leito, o 1933T tem uma das maiores camas do mercado, além do conforto interno.
Cargo 2429 Torqshift
Carro chefe da nova linha, o 2429 é a principal aposta da Ford para entrar no mercado de médios.
Com tração 6×2, 23 toneladas de peso bruto e capacidade máxima de tração de 38.000 quilos, motor de seis cilindros, 290 cavalos de potência e nas versões cabine simples e leito.
O caminhão é indicado para tocadas de média e longa distância com economia e conforto e pode ser usado como basculante, furgão lonado, tanque, baú isotérmico, de alumínio, frigorífico e carga seca.
O Ford Cargo 2429 deve chegar ao mercado no meio de março deste ano e com valores entre R$ 220 mil para versão simples e R$ 228 mil na versão leito.
Próximas novidades
Os planos da Ford para este ano ainda inclui o lançamento de quatro novas versões de seus caminhões com a tecnologia Torqshift. O Cargo 1419, Cargo 1519, Cargo 3129 e Cargo 3129 Mixer, que devem ser apresentados no próximo mês. Com isso, a linha Ford Caminhões passa de 26 para 34 modelos.