Ford apresenta sistema de farol que oferece mais segurança em condições extremas de visibilidade

O sistema de iluminação adaptativa da Ford ajusta o ângulo e a intensidade dos faróis de acordo a necessidade

940x529-farol-adaptativo-ford-chuva

A Ford apresentou na Europa um novo sistema de farol adaptativo que atua automaticamente conforme as condições extremas do ambiente, inclusive durante chuva intensa e tempestade. Essa nova tecnologia de segurança visa a melhorar a visibilidade do motorista em situações emergenciais e começa a ser oferecida em modelos da marca naquele continente.

Veja também: Brasil tem primeiro caminhão de coleta de lixo 100% elétrico do mundo

Funcionando em conjunto com o limpador de para-brisa, com as condições de luminosidade e com a velocidade do veículo, esse farol amplia ou reduz o facho de luz automaticamente conforme a necessidade. Em caso de chuva, permite mais visibilidade da pista encharcada e minimiza o ofuscamento para outros veículos, bem como diminui os riscos ao trafegar próximo a pedestres ou ciclistas.

“A iluminação externa de um veículo é hoje uma das grandes preocupações da engenharia da Ford. Pensamos em todas as situações e todos concordam que dirigir sob chuva pesada é estressante até para motoristas experientes, porque muitas vezes impede a visão das marcações da pista”, diz Thorsten Warwel, gerente de Iluminação da Ford Europa. “Já evoluímos em muitos aspectos e a atuação automática dos faróis de acordo com as condições externas do ambiente é uma grande inovação”, ressalta.

Perigo na chuva

Um estudo no Reino Unido mostra que o índice de acidentes aumenta em até 82% quando chove. Nas tempestades é comum a água cobrir as marcações da pista e mesmo os sinais reflexivos ficarem ofuscados pelo brilho das luzes.

O sistema de iluminação adaptativa da Ford ajusta o ângulo e a intensidade dos faróis de acordo a necessidade. Ou seja, produz um facho mais estreito e reto em velocidade na estrada e direciona mais luz para as laterais nas curvas e em vias secundárias. No seu desenvolvimento, ele foi testado em simulação real com rodagem diurna e noturna em várias regiões da Europa.

O novo sistema já é oferecido em alguns modelos na Europa, como C-MAX, S-MAX e Galaxy, e deve se expandir para outras linhas de veículos da marca no mundo.