Foton Aumark reúne cerca de 150 potenciais investidores em evento no RS

Cerca de 150 empresas gaúchas compareceram nesta segunda-feira (25) ao primeiro Encontro de Negócios com a fabricante Foton Aumark do Brasil, representante no País para caminhões leves, médios e pesados da chinesa Beiqi Foton Motor Co. Ltd., que em agosto anunciou a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba, no Rio Grande do Sul.

O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) – sede da rodada de negócios – e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), levou a empresa a anunciar um novo encontro para janeiro. Na abertura, o secretário adjunto de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, César Rech, revelou que até o final da semana o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) deve confirmar o enquadramento da Foton Aumark no Inovar-Auto, o programa de incentivo federal à indústria automotiva.

“O enquadramento significará o início efetivo do processo de instalação da fabricante no estado”, afirmou César Rech, ressaltando que a instalação da empresa chinesa se soma aos resultados da Política Industrial criada pelo Governo Estadual, que tem o setor automotivo entre os 23 considerados estratégicos. O secretário adjunto destacou ainda que o Governo encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria o regime automotivo próprio para caminhões.

Segundo Marcio Vita, diretor executivo da Foton Aumark do Brasil, a nova rodada de reuniões em janeiro será mais focada em determinados segmentos. “Neste novo encontro, nosso objetivo é conhecermos mais profundamente a estrutura dos potenciais fornecedores” diz. Vita anunciou também a abertura de um escritório da empresa em Porto Alegre na semana que vem. Além disso o gerente de Engenharia e Desenvolvimento da fabricante, Leandro Lucki Gedanken, ficará no Rio Grande do Sul esta semana, em visitas a fabricantes de autopeças de Caxias do Sul.

O grande interesse das empresas para se qualificar como fornecedoras da Foton Aumark surpreendeu a gerente da Indústria do Sebrae/RS, Danyela Pires. “As rodadas sempre atraem muito interesse, mas desta vez foi demais. Talvez por ser um setor em que o Estado já tem know how, fique mais clara a oportunidade de negócios”, explicou. O coordenador da gerência técnica da Fiergs, Paulo Dias, ressaltou a importância do evento para a entidade, uma vez que aproxima a indústria local de uma grande empresa internacional.

A Foton Aumark do Brasil importará inicialmente cerca de 3 mil caminhões, conforme cota do Inovar-Auto. A partir de 2015 iniciará a produção de caminhões em Guaíba, com progressiva nacionalização até atender a exigência de 65%, prevista para 2017. Os modelos fabricados no Estado terão de 3,5 toneladas até 24 toneladas, com capacidade para 21 mil unidades ao ano. Após 2018, o projeto prevê a instalação de fornecedores e ampliação da capacidade para 50 mil veículos anuais. A planta atenderá ao mercado local e exportações para a América do Sul e África e vai gerar 300 empregos.