Governo de São Paulo anuncia novo modelo de pedágio na região de Campinas

Testes com um novo modelo de pagamento de pedágio por trecho percorrido serão realizados na Rodovia Santos Dumont (SP-075), no trecho entre Itu (Km 15) e Campinas (Km 77,6). O objetivo é que o motorista pague somente pelo trecho que andou na rodovia.

O governador Geraldo Alckmin anunciou na última sexta-feira (04/11) que o sistema eletrônico funcionará com a instalação de nove conjuntos de pórticos com antenas ao longo da via.

Os pórticos fazem a leitura automática de tags (chips) colocados nos veículos, os identifica e registra a cobrança. Cada pórtico é uma espécie de praça de pedágio virtual, mas sem barreiras e cabines de cobrança.

“Hoje quem sai de Indaiatuba para ir a Campinas paga R$ 10,10 na ida, R$ 10,10 na volta. Com esse novo modelo, vai pagar R$ 4,10. Quem for de Indaiatuba para Viracopos paga R$ 10,10 e agora vai pagar R$ 0,90. Ou seja, é por quilômetro rodado”, explico Alckmin.

A tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos. Nos próximos meses, o governo estadual vai adquirir e instalar os pórticos e antenas, além dos sistemas operacionais e os próprios tags mais modernos.

Os usuários que tiverem veículos de passeio ou comerciais registrados nos municípios de Campinas, Indaiatuba, Salto, Itu, Cabreúva, Porto Feliz ou Sorocaba poderão se dirigir aos postos de registro que serão previamente divulgados e instalar os tags.

Para viabilizar novas formas de pagamento do pedágio será adotado o sistema pré-pago. Haverá possibilidade de recargas de créditos com cartões de crédito e débito em postos específicos ou mesmo em dinheiro.

O teste do novo sistema de cobrança eletrônica deve entrar em operação a partir do início de 2012 e a adesão do usuário será voluntária. O projeto piloto terá duração prevista de 12 meses.

O Governo do Estado assina também uma resolução que permite a utilização de tecnologia mais moderna, eficiente, barata e sem bateria no sistema de pagamento eletrônico de pedágio. A nova tecnologia a ser testada é operada em rádiofrequência de 915 Mhz. O sistema atual adota a frequência de 5,8 GHz, implantado há mais de 11 anos, e necessita de bateria para funcionamento, com duração média de quatro anos.

Veja onde deverão ficar os pórticos e os valores a serem cobrados nesses pontos:

P1 – km 25,7 – Itu – R$ 2,50

P2 – km 36,4 – Salto – R$ 1,00

P3 – km 38,2 – Salto – R$ 0,70

P4 – km 43,3 – Salto – R$ 1,80

P5 – km 60,8 – Indaiatuba, na praça de pedágio – R$ 1,80

P6 – km 66,7 – Campinas – R$ 0,90

P7 – km 70,6 – Campinas – R$ 1,40

P8 e P9 – km 62 – Indaiatuba, acessos aos bairros nos pedágios de bloqueio.

Mais informações no site: www.artesp.sp.gov.br/pontoaponto

Foto: Patrícia Zeppellini

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