GranClass é a nova aposta da Iveco para o transporte escolar

940x529_ivecobuspost

Após registrar crescimento em 2015, a Iveco Bus apresenta a nova solução para o mercado de transporte escolar, o GranClass 150S21. Encarroçado pela Mascarello, o chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm.

Veja também: Híbrido da Volvo inaugura primeira linha de turismo de São Paulo

A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia. Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o GranClass 150S21 conta com direção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada.

O GranClass 150S21

O modelo, de 15 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). Para comprovar as condições de operação, a Iveco Bus submeteu o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de rigorosos testes de qualidade, onde foram avaliados cerca de 342 componentes.

“Rodamos aproximadamente 40 mil km por todo o Brasil, com representantes do Programa Caminho da Escola, do governo federal, para mapear as reais necessidades dos clientes e desenvolver o veículo ideal para o segmento” afirma Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produto da Iveco Bus.

Com capacidade para 48 alunos, incluindo acessibilidade para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida, o GranClass oferece equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar.

Tendo como principal objetivo o tráfego em estradas rurais, a lista de equipamentos de série do GranClass ganhou itens importantes durante o desenvolvimento do projeto: dispositivo de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados.

“Seguindo a nossa prioridade, que é o conforto e a segurança dos alunos, o modelo conta ainda com dispositivo inibidor de abertura da porta com o veículo em movimento, limitador de velocidade, câmera e sensores de ré, cintos de segurança em todas as poltronas e proteção nas janelas”, ressalta Serizawa.

- Publicidade -