HD 80 chega para substituir a linha HD 78. Novo modelo da Hyundai é equipado com motor de 3 litros com potência máxima de 170 cv

A Hyundai CAOA apresentou nesta quarta-feira (28 de fevereiro) o novo caminhão leve HD 80, produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). Com o lançamento do novo HD 80, a Hyundai CAOA reafirma a importância que o segmento de caminhões leves tem para a estratégia de crescimento da empresa no mercado brasileiro.

- Publicidade -

Disponível em versão única de acabamento, o caminhão tem preço sugerido de tabela de R$ 118.800,00. Entre as diversas opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo, truck food.

Para a fabricação do HD 80, a fábrica da CAOA Montadora passou por algumas evoluções. Foram instaladas novas linhas de rebitagem e de pintura, ambas para atender às especificidades desse modelo. Já no Trim Shop (local onde a carroceria acolhe as peças mecânicas e itens de acabamento), vários processos foram readequados para serem compartilhados pelos modelos comerciais HD 80 e HR, como, por exemplo, a montagem final da carroceria. Ainda no Trim Shop, os equipamentos para a verificação do funcionamento do sistema de freio e do ABS foram reposicionados, visando a otimização do tempo desse processo.

Trem de força

O modelo sai de fábrica equipado com motor biturbo quatro cilindros, diesel 3 litros com intercooler e sistema EGR (que dispensa o uso do ARLA). Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 40,8 kgf.m (400 N.m), entre 1.500 e 2.200 rpm.

O HD 80 está equipado com transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor. Já os freios são ABS pneumáticos de série.

A primeira evolução percebida é o aumento do Peso Bruto Total (PBT). Ele passou de 7.800 kg, no HD 78, para 8.000 kg, no HD 80. O que representa dizer que este lançamento da Hyundai CAOA tem 5.263 kg de capacidade de carga, contando com o implemento (baú, carroceria – aberta ou fechada, entre outras), que normalmente pesa 800 kg. Ou seja, ele é capaz de transportar em torno de 4.463 kg de carga líquida.

Cabine<h/2>

Externamente, a cabine do Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal, que confere modernidade ao design. No interior, o modelo traz mais evoluções, como, por exemplo, quadro de instrumentos e console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.

O para-choque dianteiro, no tom cinza e que incorpora os faróis de neblina, protege o modelo e contribui para a criação de um amplo ângulo de entrada. Nas portas, o modelo recebeu adesivos laterais, com o logotipo “HD 80’, na cor azul e detalhes em verde, em uma referência ao fato desse modelo ser produzido no Brasil.

A cabine do HD 80 está montada sobre coxins hidráulicos e conta com uma barra de torção, proporcionando, desta forma, uma melhor absorção dos impactos e torções provenientes das irregularidades do solo, aumentando, consequentemente, o conforto para os ocupantes do habitáculo. Os serviços de manutenção e verificações de rotina são realizados facilmente, graça ao basculamento da cabine com inclinação de 45°, o que garante acesso rápido ao motor e demais itens mecânicos.

- Publicidade -