“Caminhões longos são um instrumento especialmente importante para atender as metas climáticas da União Europeia (EU) previstas para o transporte rodoviário de cargas”, disse Matthias Wissmann, presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) na abertura da 65ª IAA, o Salão Internacional de Veículos Comerciais em Hannover, na Alemanha, em 24/09. “Para atingir a ambiciosa meta da UE de reduzir em 20% até 2030 os níveis de CO2 dos veículos comerciais, é preciso inovar. Por isso, novos projetos de caminhões longos projetam economias de até 25% no consumo de combustível. Eles são, portanto, verdadeiros eco-caminhões”, acrescentou Wissmann.
O presidente da VDA enfatizou que a indústria de veículos comerciais já desejava utilizar caminhões longos para reduzir as emissões de poluentes. Testes de campo com caminhões longos foram iniciados em 2012, e 39 transportadoras já participaram utilizando cerca de 80 veículos. O Instituto de Pesquisa Rodoviária Federal da Alemanha recentemente apresentou os resultados do programa científico de acompanhamento. “Este relatório elimina todas as dúvidas remanescentes sobre caminhões longos”, declarou Ulrich Schöpker, vice-presidente da VDA e membro do conselho da fabricante de reboques Schmitz Cargobull. “Fundamentalmente, caminhões longos não competem com o transporte ferroviário, pois ambos poderão trabalhar de forma integrada. Os veículos estão sendo usados de forma segura no trânsito rodoviário, e a infraestrutura não estará sujeito a maiores cargas”, disse Schöpker.