Volkswagen Truck & Bus lançou no IAA 2016 um novo “sistema operacional” baseado em computação de nuvem para otimizar sistemas logísticos
Essa é para os verdadeiramente viciados em tecnologia. A Volkswagen apresentou nesta terça-feira o RIO, uma marca para uma espécie de “sistema operacional” baseado em computação de nuvem da cadeia logística, durante coletiva de imprensa no IAA 2016, Salão Internacional de Veículos Comerciais, em Hanover, na Alemanha. O RIO estará disponível no início de 2017.
O programa entrega num único pacote soluções digitais de transporte e logísticas, aumentando a eficiência no setor. Um dos pontos chave é que a plataforma é aberta, permitindo que veículos de competidores também sejam incluídos nele.
É a primeira vez que todos os personagens da cadeia logística podem estar conectados com acesso à informação uniforme.
Uma das características da computação em nuvem é ler dados enviados gerados pelos veículos nas estradas para a nuvem, e lá esses dados são analisados. O resultado é uma cadeia colaborativa que consegue prever percursos, trânsito, condições climáticas, navegação e recomendar ações aos motoristas e veículos conectados em tempo real. Esses dados já existem, porém a novidade do RIO é ser o primeiro a buscar unificar todo conteúdo gerado pelos diferentes gerenciadores de frota do mercado.
“RIO vai mudar o mundo do transporte da forma como o conhecemos”, afirmou Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus. “Nossa plataforma unificada permite registro, gerenciamento e integração de toda a informação disponível. Isso beneficia nossos clientes pois torna o negócio mais rentável.”