IAA 2016: Daimler unifica visão do futuro do transporte com veículos Mercedes-Benz

No IAA deste ano, o foco central está voltado às megatendências do futuro: digitalização e mobilidade elétrica, conceitos apresentados pela Daimler no evento

Daimler

Em eventos que antecederam o IAA 2016, o Grupo Daimler já havia apresentado os veículos Mercedes-Benz “Urban eTruck“, “Future Bus” e a “Vision Van“, proporcionando visões do futuro do transporte às vésperas do Salão de Veículos Comerciais de Hanover, na Alemanha. No entanto foi no palco do maior evento mundial do segmento que a empresa unificou todos os produtos, expondo as propostas de conectividade, eficiência e segurança do grupo para o futuro do dia a dia do transporte.

“Apresentamos muitos itens pioneiros na indústria que fazem nossos veículos ainda mais eficientes e seguros. E oferecemos aos nossos clientes serviços de conectividade que tornam a vida profissional mais fácil e aumentam significativamente a disponibilidade de nossos caminhões. Ao mesmo tempo, estamos abrindo as portas de uma nova era: a e-mobility para áreas urbanas”, disse Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Buses.

No IAA deste ano, o foco central está voltado às megatendências do futuro: digitalização e mobilidade elétrica. Nesse sentido, um elemento-chave da logística sustentável e eficiente do futuro é a conectividade. A logística terá como base uma rede com muitos personagens: veículos, fabricantes, clientes, empresas de transporte, infraestrutura, oficinas de reparos, encarroçadores e outros.

A confiabilidade e a disponibilidade são as principais prioridades das empresas de transporte – o veículo ideal opera sem nenhum tempo desnecessário de parada. Um exemplo: graças ao serviço de manutenção preditiva “Mercedes-Benz Uptime”, os caminhões Actros, Arocs e Antos já se aproximam muito deste ideal por meio da conectividade inteligente. Para ampliar o tempo de disponibilidade, este produto inclui três serviços: evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e reparos e dar suporte, em tempo real, para as revisões dos veículos dos clientes. O Uptime verifica continuamente os sistemas do caminhão e reporta, automaticamente, qualquer necessidade, utilizando para isso o sistema de telemática FleetBoard para acionar o servidor da Mercedes-Benz Service.

A partir do IAA 2016, o “Mercedes-Benz Uptime” já estará disponível para os novos caminhões Actros, Arocs e Antos. Está sendo lançado em doze países europeus, prevendo-se chegar também a outros mercados.