Publicado cronograma para instalação de identificação eletrônica em veículos de carga

A ANTT publicou no dia 31 de julho o cronograma para instalação de identificação eletrônica em veículos inscritos no RNTRC.

TAG que deverá ser instalada nos caminhões. (Foto: Divulgação/ANTT)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o cronograma de operacionalização da identificação eletrônica dos veículos automotores de cargas cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O prazo tem início nesta terça-feira (1/8) e vai até dezembro de 2018.

O processo de instalação será realizado em grupos, com datas determinadas. O primeiro grupo será de voluntários. Poderão participar transportadores de qualquer região do país que queiram instalar a tag eletrônica em seus veículos. O período para esse grupo vai de 1º/8 a 1º/9/2017.

A partir do dia 2/9, os grupos são separados por Estados. O grupo 1, inclui os veículos com placa do Distrito Federal e de Goiás. Os veículos de Minas Gerais formam o grupo 2. O terceiro grupo é composto pelos veículos do Estado de São Paulo. Rio de Janeiro e Espírito Santos compõem o grupo 4. Continuando, o grupo 5 é formado por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Paraná e Santa Catarina são o grupo 6. O Rio Grande do Sul forma o grupo 7. E, completando, os demais estados fazem parte do grupo 8.

Confira, na tabela abaixo, o período de instalação cada um dos grupos:

Como funciona

A tag é um chip que emite sinais de radiofrequência. Quando o veículo passa por pontos de leitura, um sistema reconhece as informações do veículo na base de dados da ANTT. Além disso, automaticamente, outros dados relacionados ao caminhão são identificados, como documentos fiscais ou informações de trânsito.