Iluminação nova do Trecho Oeste do RodoAnel gastará menos 70% de energia

A concessionária CCR RodoAnel entregou 3º e último túnel com nova iluminação que estava previsto no projeto, iniciado em 2009. Com cerca de seis quilômetros de extensão, os três túneis do Trecho Oeste receberam um tipo de iluminação mais sustentável; um investimento de mais de seis milhões de reais.

Trata-se do Diodo Emissor de Luz (LED) que gasta menos energia do que o usual e, consequentemente, apresenta vantagens sobre as demais lâmpadas. Esse tipo de lâmpada consome menos e tem maior vida útil e baixa manutenção. As luminárias desse tipo oferecem uma luz pura (não emite raios ultravioletas ou infravermelhos), com alta fidelidade de cores, o que provoca mais segurança para os motoristas que trafegam no Trecho.

De acordo com dados da Secretaria de Energia referentes à Julho de 2011, a troca das luminárias geraria uma economia para um mês de consumo de 334.586 kWh, o que dá para alimentar 1.618 residências (consumo médio residencial do Estado de São Paulo: 206,8 kwh/mês); o equivalente a uma redução de 70% diante das antigas lâmpadas de vapor de sódio.

Foto: Renata Missagia