A Iveco Bus foi a única a registrar aumento no número de licenciamentos no ano passado
A Iveco Bus deu em 2015 um importante passo na consolidação da marca no Brasil. A montadora encerrou o ano com um aumento de 62,4% no número de licenciamentos em relação a 2014. No geral, o segmento de ônibus registrou uma queda de 38,9% em 2015. Esse cenário, em parte, é resultado da suspensão de processos licitatórios e da alta nas taxas de juros para financiamento.
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, (Anfavea) mostram que 1.187 veículos da montadora foram licenciados no ano passado, contra 731 em 2014. “Acreditamos muito no potencial do mercado brasileiro e o setor tem sinalizado que estamos no caminho certo. Dobramos as margens de participação de mercado com uma linha desenvolvida para proporcionar economia, conforto e rentabilidade”, destaca Humberto Spinetti, diretor de negócios de ônibus da Iveco Bus para a América Latina.
Um dos motivos para o desempenho é a grande oferta de produtos da Iveco Bus no mercado brasileiro. Um dos carros-chefe da linha é o chassi 170S28. O modelo é equipado com o motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv. A potência do chassi 170S28 faz com que o veículo mantenha o desempenho mesmo com o sistema de refrigeração ligado e consumindo entre 30 e 35cv de potência.
A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mão de desempenho. A resposta foi a conceituação baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiência e redução do consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor.
Na linha de microônibus a Iveco oferece o Daily Minibus. A plataforma baseada em chassi-longarina faz com que a vida útil do produto seja muito superior quando comparado com veículos monobloco. Além disso, a tração traseira gera uma economia significativa de consumo de pneus para o operador. O veículo está disponível nas versões para Fretamento e Turismo, e podem levar 15+1 passageiros (45S17), com rodado simples na traseira, e 18+1 passageiros (50C17), com rodado duplo. Um veículo perfeito para o transporte municipal e intermunicipal.
Fechando o portfólio está o chassi 70C17. Painel integrado de fábrica, design inovador, conforto e pré-disposição com compressor para ar condicionado são algumas características do modelo. Encarroçado pelas principais encarroçadoras do país, o ônibus tem capacidade para transportar até 29 pessoas. Com seis marchas sincronizadas à frente e uma ré, o conjunto permite mudanças rápidas e precisas, traduzindo em ganho na ergonomia, no conforto ao motorista e no consumo de combustível.