Iveco entrega Eurorider ao Corinthians e anuncia fabricação do modelo na fábrica de Sete Lagoas (MG)

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

O sucesso das ações da Iveco com o Corinthians vai além do patrocínio nos momentos decisivos da Copa Libertadores de 2012, conquistada pelo clube paulistano. A história da marca e da equipe parecem se misturar, com ambas alcançando novos mercados e conquistas. Nesta quinta-feira, na Transpúblico 2013, foi a vez da fabricante italiana mais uma vez apoiar o Corinthians e, de quebra, ampliar sua presença no segmento de ônibus no Brasil.

A campanha que tornou a Iveco a fabricante de caminhões no Brasil com o maior número de fãs no Facebook teve seu capítulo final no evento com a apresentação do modelo escolhido pelos próprios torcedores. O veículo conta com o chassi Eurorider, que faz sua estreia no Brasil e é destinado ao transporte rodoviário de passageiros para longas distâncias, dentro do segmento de 19 toneladas de Peso Bruto Total. Durante o evento, os executivos da empresa revelaram que o chassi será produzido em Sete Lagoas (MG), com possibilidade da planta de Córdoba, na Argentina, também produzir o modelo caso a demanda de mercado seja alta na América Latina.

O ônibus escolhido pelos torcedores corintianos no Facebook teve alcance de mais de 47 milhões de pessoas. A opção mais votada teve 53% dos votos. “A nossa quantidade de fãs no início da votação era de 158.000, e, no último dia da campanha, nossa marca era de mais de 243.0000 seguidores. Vale ressaltar que esse número alcança mais de 47 milhões de pessoas, somando os amigos dos fãs. A Iveco reforça, de uma só vez, sua tradição em ações digitais e no transporte de equipes de futebol, como é o caso, na Europa, da Juventus, de Turim, e da própria seleção italiana”, analisa Christian Gonzalez, diretor de Marketing da Iveco Latin America. Também foi revelado no evento a assinatura de contrato com o Eintracht Frankfurt, clube da primeira divisão do Campeonato Alemão, cujo clube mais conhecido, o Bayern de Munique, é o atual campeão (além de ter conquistado a Liga dos Campeões da Europa e a Copa da Alemanha).

A entrega do Eurorider ao Corinthians faz parte das ações de pesquisa de mercado da Iveco no segmento de ônibus com 19 toneladas de PBT. Apesar de sua vocação rodoviária, o chassi Eurorider também irá atender, futuramente, aplicações urbanas em ônibus do tipo Padron e articulados, incluindo os modelos para BRT (Bus Rapid Transit).

“O Eurorider se destina a um mercado de ônibus que hoje representa cerca de 11% dos modelos vendidos no Brasil em 2012 e que, segundo a Anfavea, ficou em torno de 4.000 unidades no ano passado. Porém, estimamos que, até 2018, este market share de ônibus rodoviários chegará a 16% do total vendido. Esse aumento será movido pela expectativa de maior demanda no setor de turismo no Brasil, em virtude dos grandes eventos esportivos e de seu legado econômico”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America.

O Eurorider estará disponível nas versões 4×2 (PBT de 19 t) e 6×2 (PBT de 25 t) com chassi tipo bogie, ambas com dois ou três eixos. O chassi poderá receber encarroçamentos de uso para Fretamento e Rodoviário de 12m e 13,2m (na tração 3×2), e de até 14m (na tração 6×2). De acordo com a necessidade do cliente, as transmissões poderão ser mecânicas, automatizadas ou automáticas.

Outra novidade do veículo está no trem de força. O “Mosqueteiro” é impulsionado pelo motor Iveco FPT Cursor 10, inédito no mercado nacional. Com 6 cilindros em linha, o propulsor é adaptado para a normativa Euro 5 (com tecnologia SCR) e entrega 380 cavalos de potência e um torque de 1.600 Nm a 1.000 rpm. Na Europa, este mesmo motor equipa a luxuosa linha de ônibus Iveco Irisbus Magelys, voltada ao transporte rodoviário. A transmissão que equipa o ônibus é a mecânica ZF de 6 marchas.

Para atender o time campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o novo ônibus do Corinthians, encarroçado pela Neobus, é também um campeão em itens exclusivos de conforto. No interior, jogadores e comissão técnica poderão se beneficiar de Cromoterapia, um sistema de luzes de LED que fornece diversos tipos de cores para relaxamento pré e pós-jogo. O modelo conta ainda com uma poltrona que vira cama, desenvolvida especialmente para atendimento médico de atletas lesionados. Todas as poltronas são “Super Soft”, feitas em tecido e extremamente confortáveis, além de possuírem carregadores de celulares e controles individuais de iluminação (sensível ao toque) e áudio.

O ônibus traz também três monitores LCD, dois com 15’’ e um maior, no início do corredor, com 21’’. As oito poltronas iniciais são destinadas à comissão técnica e à diretoria, com um espaçamento maior entre as pernas para aumentar o conforto.

Outros itens que compõe o “Mosqueteiro” são uma geladeira, uma cafeteira, um sanitário, sistema de Wi-Fi e ar-condicionado – um para os passageiros e outro para o condutor, com controles de temperatura separados. O motorista também se beneficia com a tecnologia e conta no painel com o Sistema Multiplex, um conjunto de comandos touch-screen em uma tela de 9” que permite o controle de 63 funções do ônibus (como controlar a Cromoterapia, o ar-condicionado dos passageiros e da cabine do motorista, etc.). O sistema também dispõe de uma câmera de ré e sensores de estacionamento.

Na parte externa, o design frontal da carroceria diminui o impacto aerodinâmico do vento, o que auxilia na redução de consumo de combustível. Todos os faróis dianteiros e traseiros são de LED. E na chave de ignição, o motorista tem o comando de abrir e fechar da porta de entrada bem como o travamento de todo o veículo. As laterais da carroceria são feitas em alumínio. O teto, parte frontal e traseira são de fibra de vidro, e para as partes estruturais foi utilizado aço galvanizado.

Foto: Aguinaldo Pedro – Ofício da Imagem

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