Iveco estreita fidelidade com clientes por meio das vendas pela Internet

Em 2008, a Iveco adotou a venda de caminhões pela Internet, por meio da ferramenta de intenção de compra disponível em seu site institucional. Três anos depois, a fabricante italiana comemora não só as vendas, mas o estreitamento na relação com seus clientes, pois a venda tornou-se um atendimento que busca atender de fato as necessidades do mercado.

Hoje, o site tem em andamento mais de 380 processos de intenção de compra, e 10% são vendas concretizadas somente neste ano, com veículos já entregues ao cliente final. “Nossa ferramenta de intenção de compra pela internet está gerando cada vez mais negócios e a tendência é que isso cresça cada vez mais”, comenta Marcelo Bouhid, gerente de Marketing da Iveco.

Como funciona

Primeiro, o internauta acessa o site da fabricante, preenche um formulário dizendo qual caminhão quer comprar, além de informar dados pessoais e de contato.

Após receber o e-mail de intenção de compra com os dados cadastrais do interessado, o vendedor da concessionária (escolhida pelo internauta em uma lista) entra em contato com o cliente, agenda uma visita para conhecer o seu negócio e oferece o melhor veículo, de acordo com a operação do comprador.

A Mobile, concessionária da marca italiana em Feira de Santana/BA, já fechou negócios dessa forma. Geovan Lopes, responsável pela venda, conta como foi a experiência: “De acordo com o perfil preenchido no site, o cliente mostrou-se interessado em adquirir o caminhão da linha de semipesados Eurocargo. Porém, observamos que a necessidade real da empresa era de um modelo leve Daily 70C16”, de até 7 toneladas de Peso Bruto Total”.

“É neste momento que o vendedor ganha a confiança do cliente, pois não estamos preocupados em vender o caminhão mais caro ao cliente, e sim em satisfazer suas necessidades, demonstrando qual veículo lhe trará o melhor custo-benefício operacional no dia-a-dia”, diz Lopes, que prestou toda a consultoria técnica para a empresa Lunik Montadora de Baterias Ltda.

A concessionária Tecar, de Rio Verde/GO, também fechou uma venda (e o mais importante, fidelizou um cliente) por meio da prestação de consultoria técnica. “Após pesquisa na concorrência, optamos pela Iveco, pois ela mostrou-se mais eficaz na relação custo-benefício”, afirma Renato Carvalho (na foto acima, à direita), da Renato de Oliveira Carvalho e Cia Ltda, especializada em transporte de grãos como milho e soja.

Os interessados em conhecer esse tipo de processo de compra precisam apenas acessar o site www.iveco.com.br, e procurar pelo link “Intenção de Compra”.

Foto: Divulgação Iveco

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