Iveco fecha venda de 158 unidades da linha Stralis para maior produtor de soja do Brasil

Um dos maiores produtores de grãos do Brasil acaba de receber o reforço de mais de 75.000 cavalos nas suas atividades. Não se trata de diversificação de negócios, mas da somatória da potência de 158 veículos Iveco Stralis entregues pela montadora italiana ao grupo Bom Futuro, maior produtor de soja do Brasil e detentor de dezenas de fazendas de alta produtividade no Estado de Mato Grosso, onde também obtém destaque no plantio de milho e algodão, entre outras culturas.

Com a aquisição, o Grupo Bom Futuro torna-se um dos maiores frotistas de Stralis da América do Sul. A operação também revela, por outro ângulo, a complexidade das operações logísticas dentro das propriedades rurais que posicionam o Brasil como uma verdadeira potência do agronegócio mundial. “A força do Brasil na produção de commodities agrícolas é resultado direto de investimentos que os agroempreendedores nacionais vêm realizando tanto para conseguir mais resultados nas lavouras quanto para transportar o que foi colhido. Nesse cenário, veículos potentes, confiáveis e duráveis como o Iveco Stralis são fundamentais. Por isso, hoje podemos afirmar categoricamente que, para os empresários do campo, o caminhão é uma máquina agrícola tão importante quanto as demais”, afirma Alcides Cavalcanti.

O mercado endossa essa afirmação. Prova disso é que hoje as vendas para produtores rurais representam cerca de 25% dos negócios totais da Iveco no Brasil. Nesse cenário, o Stralis tem conseguido destaque. Apenas como exemplo, no Estado de Mato Grosso, casa do Grupo Bom Futuro e um dos maiores expoentes da agricultura em larga escala do Brasil, o veículo da Iveco acumula, em 2013, 24,3% de market share no segmento de extrapesados.

Os bons resultados no agronegócio envolvem não somente o modelo comercializado para o Grupo Bom Futuro, mas todo o portfolio da empresa, que se tornou, ao longo dos anos, uma fabricante capaz de oferecer soluções de ponta para todos os segmentos do transporte.

Para deslocamentos ágeis, com cargas de pequeno volume entre campo e cidade, a Iveco possui a Daily Truck 7 toneladas e o recém-lançado Vertis HD. Caso seja necessário transportar mais peso e vencer pequenas e médias distâncias rodoviárias, as opção são o Tector ou a versão 13ton Cabine Estendida do Vertis. Para o trabalho severo, o off-road Trakker entrega potência e desempenho de sobra, conseguindo destaque em setores como o sucroalcooleiro. Para longas distâncias, o Stralis se torna a solução ideal.

Stralis Ecoline

Lançada em 2012, a geração Ecoline do Stralis conta com dois novos motores, incluindo um de 9 litros ao lado do tradicional 13 litros dos caminhões extrapesados da marca, ambos da família Cursor, produzidos pela FPT Industrial. Assim, a Iveco ampliou para cinco as opções de potência, partindo de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros), como a que circula nos caminhões comercializados ao Grupo Bom Futuro. A transmissão automatizada é de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria (415 cv). Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo acabamento e conteúdo, com maior conforto.

Os Iveco Stralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência. E a nova geração Stralis é a única família de pesados e extrapesados com quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força. Além de potentes e econômicos, os novos Stralis possuem o exclusivo freio motor Iveco TurboBrake (NR), que atua no cabeçote, com 415 cv nos motores 13 litros (o mais potente da categoria), que pode chegar a 978 cv com o opcional Intarder, também a maior do mercado para caminhões desta categoria. Nos dois casos, o sistema atua em quatro estágios e é facilmente acionado por uma alavanca do lado direito do volante.

Geração Ecoline

A geração Iveco Ecoline representa uma grande mudança para a Iveco. Essa gama envolve todos os veículos da marca e traz novas cabines, novos interiores, modificações mecânicas de chassi e suspensão, além de detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca. As modificações resultam em veículos mais econômicos, duráveis, potentes e com menor custo operacional. Todas as famílias de produtos da marca serão produzidas no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG), o que significa que podem obter financiamento pelo Finame.

(LT)

Foto: Divulgação

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