Iveco vende o seu caminhão número 1.000 para atacadista distribuidor Martins

O Iveco Hi-Way, extrapesado Premium eleito caminhão do ano 2013, foi o escolhido para marcar a longa parceria entre a Iveco e a Martins, uma das maiores empresas do setor atacadista-distribuidor do Brasil. O veículo, entregue no último dia 18, representa o caminhão de número 1.000 comercializado pela fabricante à companhia mineira. Ao completar 60 anos de atuação no Brasil, o Martins Atacadista é uma referência em seu segmento de atuação, tendo sido citada neste ano como um exemplo de sucesso empresarial pela “Time”, revista norte-americana de negócios com cerca de 9 milhões de leitores em todo o mundo.

O atacadista conta com uma frota de 1.200 veículos, sendo que cerca de 70% é Iveco. Por ano, os modelos Daily, Vertis HD, Tector e Stralis rodam 40 milhões de quilômetros, o equivalente a oito voltas em torno da Terra por dia. Para marcar a entrega do milésimo caminhão, o diretor comercial da Iveco, Alcides Cavalcanti, entregou aos representantes da Martins as chaves do caminhão extrapesado Premium Stralis Iveco Hi-Way 600S48 6×2, equipado com motor de 480 cavalos – veículo que será utilizado para transportar a carreta da Universidade Martins do Varejo (UMV) por todo o País.

“Hoje, o Martins é o maior cliente da Iveco, em volume de vendas. Mais que números, nossa satisfação é de também mantermos com essa empresa uma verdadeira relação de parceria e de relacionamento. Esse cliente teve participação fundamental, por exemplo, na concepção do projeto do nosso médio Vertis HD, lançado em janeiro no mercado do Brasil. O relacionamento institucional entre Iveco e Martins é forte em todos os níveis, desde a presidência às demais áreas corporativas”, explica Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.

Dentro do Pós-Venda da Iveco, a Martins conta com uma estrutura específica de atendimento. Além de um engenheiro de vendas dedicado às suas operações, a Iveco realiza frequentemente reuniões com o cliente, nas quais as equipes de Engenharia e Marketing de Produto acompanham o desempenho dos veículos e analisam as demandas do segmento atacadista-distribuidor.

Todo esse atendimento encontra eco na grandiosidade das operações feitas pelo atacadista distribuidor. Com 4.730 colaboradores, a empresa possui mais de 3.400 representantes comerciais que trabalham em todo o Brasil atendendo todo o País. Comercializando mais de 17.000 itens, o Martins atende mais de 200 mil pequenos varejistas brasileiros. De clientes atacadistas ativos, são mais de 376.000.

Atualmente, o atacadista distribuidor passa por um momento de readequação do perfil de frota, onde os veículos fazem viagens mais curtas, porém transportando cargas de maior valor agregado. Para o CEO do Martins, Walter Faria, a parceria com a Iveco é estratégica: “Devido ao nosso tipo de operação, precisamos contar cada vez mais com o apoio e melhoria continua de serviços e soluções de transporte. Por isso, os veículos Iveco são produtos que se enquadram no nosso perfil de carga e que também oferecem um bom custo-benefício, ajudando em nossos resultados”.

A mudança dos produtos com tecnologia Euro 3 para Euro 5 não passou despercebida: “Ainda é muito cedo para falarmos em números, pois estamos analisando, mas já notamos economia no consumo de combustível dos veículos Iveco”, diz Faria.

Vendas e Pós-Venda

A marca de 1.000 caminhões vendidos foi atingida no início deste mês de dezembro, com o arremate de um lote com 12 unidades do Daily 35S14, de 3,5 toneladas. “Apenas em 2013, vendemos 192 unidades, sendo 50 Vertis HD, 141 Dailys e um Hi-Way”, aponta Alcides Cavalcanti.

Do total de veículos Iveco em operação no Martins, cerca de 360 são Daily (chassi-cabine e furgão), 300 são Tector e Eurocargo, além de quase 200 unidades de Stralis e Vertis HD. Dos Dailys e Vertis, a estimativa é que cada um dos veículos rode em média um total de 42.000 quilômetros por ano, enquanto os Stralis e os semipesados (Tector e Eurocargo), cerca de 60.000 quilômetros por ano. A soma da rodagem de todos os veículos chega à marca dos 40 milhões de quilômetros rodados por ano.

Como o Martins não possui oficina própria, toda a manutenção é realizada pelos 110 pontos da Rede Iveco de concessionárias espalhadas pelo Brasil. “A dinâmica operacional deste segmento é bem diferente da mineração – onde temos operações dedicadas, em ambiente controlado. Como o atacadista atende todo o território nacional, a empresa (Martins) utiliza a nossa rede para realizar as suas manutenções”, fala Cavalcanti.

Todos os veículos Iveco em operação no Martins possuem o contrato de Manutenção e Reparação, que garante o atendimento de Pós-Venda em todo o Brasil. “Todos os reparos decorrentes do uso normal do veículo estão cobertos pelo contrato. Ao cliente é garantido o mesmo nível de atendimento em qualquer concessionária Iveco. Ou seja, conseguimos deixar os nossos veículos sempre rodando, em qualquer ponto do País em que o Martins esteja atendendo varejistas e atacadistas”, finaliza o executivo da Iveco.

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