“Janeiro Roxo” é o mês para o combate à hanseníase

Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase

“Janeiro Roxo” é o mês para o combate à hanseníase (Foto: Divulgação)

A CART (Concessionária Auto Raposo Tavares) em comemoração ao “Janeiro Roxo”, mês instituído para o combate à hanseníase, adere à campanha da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) para alertar a população sobre a importância de diagnosticar precocemente e combater a doença.

SBH

A Sociedade Brasileira de Hansenologia SBH, entidade médica que completa 70 anos em 2018, atua no combate à hanseníase em todo o Brasil. Em 2016, o Ministério da Saúde instituiu o mês de janeiro e a cor roxa para alertar sobre a doença. O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase, atrás somente da Índia.

A SBH estima que haja de três a cinco vezes mais doentes no país do que indicam os números oficiais, já que a doença não é muito discutida na sociedade e, porque acredita-se que a hanseníase está erradicada no país. No entanto, de acordo com o SBH, a doença é difícil de ser diagnosticada.

Durante todo o mês no Corredor CART, de 1º a 31 de janeiro, a seguinte mensagem será veiculada nos PMV’s (Painéis de Mensagens Variáveis): “Janeiro Roxo. Todos contra a Hanseníase”.

Ao todo são 20 concessionárias participantes do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, que juntas operam 6,9 mil quilômetros de pistas no Estado. A mensagem será exibida durante todo o mês.