Jogo de computador simula vida no trecho para apaixonados por caminhões de todas as idades

Por Rafael Brandimarti
Do Brasil Caminhoneiro, em SP

Febre entre os amantes de caminhões, o Euro Truck Simulator 2 (ETS 2) é um simulador para computador que permite ao jogador o gostinho de dirigir um pesado sem sair de casa, ou melhor, ao deslizar de um mouse.

Mas o que pode parecer um conforto para alguns pode se tornar um verdadeiro desafio para outros — como os enfrentados por vários parceiros do trecho –, já que o jogador começa trabalhando para uma transportadora e, conforme vai avançando no jogo, pode conquistar sua própria frota de caminhões, alugando garagens e contratando motoristas.

Veja também: Conheça a história de um parceiro que conquistou sua própria frota de caminhões

Lançado em outubro de 2012 pela SCS Software, o Euro Truck Simulator 2 é a continuação da franquia ETS e, como o próprio nome diz, é ambientado na Europa, com vários modelos de caminhões e ônibus disponíveis. No entanto, e para a felicidade dos fãs brasileiros, desenvolvedores tupiniquins apaixonados por caminhões criaram modificações (“mods”) que trazem o simulador para as cidades e estradas brasileiras.

Mapa EAA

Criado pelos parceiros Roberto Restanho, 38, e Eduardo Boasquevisque, 19, o mapa EAA (Explorando a América) é um mapa à parte do europeu. “Você consegue trafegar de barco de um lado para outro. Se você quer rodar só pelo Brasil, você fica só pelo Brasil, transportando carga pra cima e pra baixo”, explica Restanho, que é apaixonado por caminhões desde pequeno.

Em 2006, a dupla de amigos, que se conheceu no mundo virtual, começou a criar estradas para o jogo 18 Wheels of Steel: Haulin, também da SCS. “Em 2011 nós fizemos a última versão do mapa para essa série de jogos e começamos a esperar a chegada do ETS2”, diz Restanho.

A primeira versão do EAA foi lançada em março de 2013 e contava com 18 cidades. Agora, segundo ele, o mapa está com mais de 70 destinos, podendo chegar a 125.

Clique aqui para saber como baixar a versão 2.4 do mapa.

Mapa RBR

Assim como o EAA, o mapa RBR (Roads Brasil) é uma modificação dentro do ETS2. Projetado para o território brasileiro, o mapa é desenvolvido por um grupo de amigos liderado pelo catarinense Wagner Ferreira, de 28 anos.

“Atualmente estamos com cinco estados [RS, SC, PR, SP e RJ] e 48 cidades espalhadas nos mesmos. Mas sempre estamos atualizando para que cada vez tenhamos mais”, diz Ferreira, que também é filho de caminhoneiro.

Diferentemente do mapa EAA, o RBR cobra uma taxa para download, pois, segundo Ferreira, traz modelos 3D exclusivos, que muitas vezes levam dias para ficar prontos.

“Nossa intenção é fazer com que o jogador se sinta realmente dentro do Brasil. Temos modelos como o templo de Aparecida do Norte em 3D, empresas reais e rodoviárias em várias cidades”, explica. “No momento, estamos criando o Maracanã e o Cristo Redentor, que farão parte do projeto Rio de Janeiro.”

“Então mesmo tendo outros mapas de graça, nós somos o único ‘mod’ até o momento que realmente traz uma simulação visual aos nossos jogadores”, explica.

Clique aqui para ter acesso ao mapa RBR.

*O Euro Truck Simulator 2 pode ser encontrado nas principais lojas virtuais brasileiras ou na sua versão on-line na Steam, plataforma de entretenimento que oferece o jogo para download.

Fotos: Divulgação

- Publicidade -