A Librelato registrou crescimento acima de 100% em suas vendas em relação a 2018 com a comercialização de 7.500 implementos rodoviários no Brasil. A expansão da marca em relação aos números totais do segmento também chama a atenção, uma vez que o aumento de vendas do setor de implementos foi de 49,1% em relação a 2017, segundo dados da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Para o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, 2018 foi um dos melhores anos da história da empresa.

“Atualmente a Librelato encontra-se em seu melhor momento no mercado brasileiro e internacional. Temos um portfólio completo e estamos atuando com uma linha de produtos totalmente reformulada. São implementos mais leves, mais robustos e sustentáveis, com inovações tecnológicas que oferecem maior rentabilidade à operação de transporte rodoviário de carga”.

Para o mercado externo a Librelato exportou em 2018 cerca de mil unidades para o Paraguai, Chile, Uruguai e Bolívia, 40% a mais em relação a 2017. Em 2019 haverá uma nova rodada de negócios na América do Sul, desta vez no Equador, por meio do MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários da qual a Librelato faz parte. O Programa foi lançado há três anos e conta com organização da Anfir e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Sprícigo atribui a expansão das vendas, tanto no mercado interno como externo, à retomada das compras por parte dos transportadores e empresários, além do aumento da procura por implementos com mais qualidade e eficiência. Os equipamentos mais vendidos foram os modelos graneleiro, basculante, tanque, florestal e furgão lonado, enquanto os segmentos líderes de compras foram o agrícola, de construção, florestal e de bebidas.

Market share crescente

Com um portfólio de produtos completo, a Librelato atingiu 13% de market share em 2018 e se mantém entre as três maiores implementadoras do País. A escalada pela maior participação de mercado teve início em 2012 quando a marca alcançou pela primeira vez 10% de market share no Brasil, subindo para 12% em 2016, mantendo 12% em 2017. “Aumentamos nossa participação em 2018 graças à reestruturação de nossa rede de representantes, aumento do portfólio de produtos e investimentos em novos processos de produção”, destaca Sprícigo.

Na área de peças, a Librelato também registrou 40% de aumento de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa inaugurou no segundo semestre de 2018 um novo modelo para venda de peças que trouxe mais agilidade na comercialização. Inspirada no modelo de lojas de departamentos, a Libreparts apresentou ao mercado uma nova forma de comercializar peças e componentes de implementos no Brasil. Com ela, o cliente pode contar a qualquer momento com o auxílio técnico de um consultor especialista, mas também tem total liberdade e comodidade para se servir dos itens de maior giro que ficam em exposição em gôndolas.

Projeções

A Librelato está projetando crescimento de 18% para o mercado de caminhões em 2019. “Com base nessas projeções e em sinais claros de recuperação econômica no País, estamos planejando a ampliação de nossa atuação no mercado e devemos superar o excelente resultado de 2018. Além disso, existe uma consolidação da marca no exterior, o que gera cada vez mais negócios, oportunidades e confiança. Para 2019 pretendemos chegar a 20% de market share com base em várias ações comerciais que já estão previstas e melhorias contínuas na produção”.

- Publicidade -