MAHLE desenvolve eixo de comando variável “dois-em-um”

O CamInCam reúne dois eixos de comandos de válvulas variáveis em uma só unidade, permitindo ao motor maior torque e desempenho.

Comando de válvulas variável MAHLE CamInCam (Foto: divulgação)
Comando de válvulas variável MAHLE CamInCam (Foto: divulgação)

Criado como uma solução ideal para motores OHV (comando no bloco) e SOHC (comando simples no cabeçote), o eixo de comando CamInCam desenvolvido pela MAHLE chega como alternativa para melhorar o desempenho de motores que tenham sido idealizados inicialmente com uma arquitetura mais simples e de baixo custo.

Devido à sua variabilidade, com tempos ideais para controlar tanto a admissão quanto o escape, o CamInCam MAHLE pode ser ajustado para qualquer condição de condução. Trata-se do único comando válvulas de controle variável disponível no mercado para aplicação nesses tipos de motores.

Benefícios

A vantagem do CamInCam em relação a outros sistemas variáveis é que ele pode ser instalado dentro das mesmas restrições de espaço de um comando de válvulas convencional. Na verdade, trata-se de dois comandos em um. Sua construção é composta pela presença de um eixo exterior (oco) e de um eixo interior, dispostos de forma concêntrica entre si. Dependendo da condição de funcionamento do motor, os eixos de comando – e, portanto, os cames – rodam entre si de forma a otimizar a estratégia de controle de abertura e de fechamento das válvulas.

Outro benefício do CamInCam é seu tamanho. Uma vez que o espaço necessário para a sua instalação é semelhante ao de um eixo de comando comum, ele pode substituir de imediato um modelo existente. Isso também é um facilitador para o fabricante de motores, que a partir de uma configuração básica de bloco pode obter diferentes desempenhos.

Para os motores configurados com comando de válvulas no bloco (OHV), o CamInCam MAHLE, em produção desde 2007, é o único sistema existente de trem de válvulas variável do mundo. Mas é nos motores DOHC, com dois eixos de comando no cabeçote, que a tecnologia mostra todo o seu potencial. Em um motor quatro-cilindros com turbo e injeção direta, por exemplo, ele pode proporcionar uma melhor resposta transiente para o turbocompressor.

Atualmente o eixo de comando de válvulas CamInCam equipa o potente motor do Dodge Viper, um dos modelos esportivos mais notáveis dos Estados Unidos. A inclusão do equipamento produziu melhorias consideráveis no V10 que vai instalado sob seu capô: os valores de emissões ficaram significativamente mais baixos, e o motor teve um aumento de 20% na sua potência específica. Paralelamente, a economia de combustível melhorou sensivelmente.

Na combinação com motores Flex, o ganho pode ser interessante na busca de reduzir o compromisso que há nesses motores, uma vez que a variação do comando pode auxiliar com cerregamentos diferentes, aproximando a taxa de compressão da ótima daquele combustível em utilização.

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