Maio Amarelo: 7 dicas que podem ajudar a salvar vidas no trânsito

ValeCard dá dicas para um trânsito mais seguro

Quando o assunto é segurança nas ruas, o Brasil ocupa uma posição nem um pouco gloriosa: de acordo com um recente levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU), ele é o 5º país com o trânsito mais violento do mundo, com mais de 200 mortes para cada grupo de 100 mil veículos.

- Publicidade -

Diante desse cenário, a campanha do Maio Amarelo – e sua proposta de mobilizar a sociedade para a adoção de práticas que reduzam o número de acidentes no trânsito – ganha ainda mais significado.

A ValeCard, empresa especializada em gerenciamento de frotas, com a ajuda de seu Gerente de Negócios de Frota, Leandro Ferraz, separou sete dicas para reduzir o alto índice de acidentes de trânsito, que servem não só para condutores de empresas como para qualquer um que costuma dirigir.

1- Respeite e use a faixa de pedestre

via GIPHY

As regras existem tanto para motoristas quanto para pedestres: estes últimos só podem atravessar uma via exclusiva para carros na faixa de pedestre ou nas passarelas, mais comuns em rodovias em marginais. No caso de cruzamentos sem nenhum tipo de sinalização como semáforos, os condutores devem dar preferência aos pedestres.

2- Nunca ingira bebida alcoólica e dirija

via GIPHY

O uso excessivo do álcool e a mistura dele com direção está entre as grandes causas de acidentes e mortes no trânsito, por isso é fundamental que os condutores não façam ingestão de bebida alcoólica antes ou quando estiverem na direção de um carro.

3- Não dirija ao celular ou pegue objetos dentro do veículo com carro em movimento

via GIPHY

Dirigir exige muita atenção do condutor. Por isso, qualquer tipo de distração pode causar um acidente grave. “Usar o celular enquanto dirige é um dos grandes erros fatais que causam mortes no trânsito. Outra distração perigosa é pegar objetos no veículo em movimento”, afirma Leandro.

4- Não observar as condições do veículo antes de viajar

via GIPHY

Não importa se o veículo é de frota ou de passeio, é sempre importante verificar em que condições se encontra o veículo antes de percorrer grandes distâncias. Cheque o nível de água e óleo, o funcionamento dos freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação.

5- Respeite os limites de velocidade

via GIPHY

Não adianta ter pressa. Grande parte dos acidentes acontecem por causa da falta de respeitos dos motoristas aos limites de velocidade ou uma ultrapassagem perigosa. Lembre-se: é melhor ir mais devagar, dentro do que está determinado na via e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.

6- Dirija com segurança

via GIPHY

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.

7- Tenha certeza que você está com disposição

via GIPHY

Essa dica é essencial para aqueles que dirigem por longas distâncias, como é o caso dos motoristas de frotas. Na hora de pegar a estrada, tenha certeza que você está com disposição para aguentar longos períodos sem nenhum tipo de descanso. No dia anterior a viagem, tenha uma boa noite de sono e, a qualquer sinal de exaustão no meio do caminho, pare e se recupere.

- Publicidade -