Maior concessionária Scania no mundo é inaugurada no Rio Grande do Sul

Nova unidade da Brasdiesel em Caxias do Sul tem 50 mil metros quadrados; grupo foi pioneiro no início da Scania no Brasil

Scania

O último dia 16 marcou mais um capítulo na história de 60 anos da Scania no Brasil. Mais antigo parceiro da marca sueca no país, o grupo inaugurou em Caxias do Sul (RS) a maior concessionária Scania no mundo. A nova sede conta com 50 mil metros quadrados de terreno e recebeu investimento total de R$ 50 milhões.

“São 60 anos de grandes conquistas para as duas empresas, que ajudaram a escrever a história do transporte no Brasil”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. “Muito mais do que ter a maior concessionária Scania no mundo, esse feito comprova o compromisso da Brasdiesel em disponibilizar soluções de acordo com a necessidade de cada transportador.”

“O jeito de transportar vem mudando, e temos de participar dessa evolução. Os veículos passaram por inúmeras transformações, até de aumento no comprimento e altura. Até os anos 1990, a maioria dos caminhões pesados media 18,15 metros. Nos últimos anos, foram surgindo os bitrens e rodotrens de 30 metros. Por isso, as instalações precisam ser mais personalizadas”, diz Itamar Zanette, diretor da Brasdiesel. “Agradecemos a toda nossa equipe de colaboradores e aos milhares de clientes que, ao longo de 60 anos de história, nos apoiaram neste momento histórico.”

Veja também: Competição entre caminhoneiros consagra gaúcho bicampeão

De acordo com Zanette, também para comemorar os 60 anos, foi lançada uma série especial na cor exclusiva amarelo-ouro. Serão apenas 60 unidades de caminhões Streamline Highline com opções de motores de 400, 440 ou 480 cavalos de potência, em versões 4×2, 6×2 ou 6×4. O modelo comemorativo está equipado com central multimídia, Hill Hold (sistema que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), freio auxiliar Scania Retarder e geladeira.

Outra novidade da Brasdiesel é o atendimento, desde outubro, de mais 131 municípios do norte do Rio Grande do Sul. Com a expansão, o grupo passa a ter cobertura de 356 cidades, no total. Para cuidar dessas novas localidades serão abertas mais duas filiais – em Vacaria e Passo Fundo. A Brasdiesel ficará, então, com seis unidades. A nova matriz em Caxias do Sul, e as filiais de Ijuí, Lajeado e Garibaldi.

Dos 50 mil metros quadrados, 16 mil metros quadrados são de área construída. A oficina tem capacidade para atender 30 conjuntos de caminhões com implementos (de diversos tamanhos), ou 90 cavalos mecânicos (sem estar com a carroceria). A reformadora pode receber 15 caminhões ao mesmo tempo para reparos mais específicos, e de acordo com o nível de gravidade do acidente.