Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, anunciou grandes vendas em coletiva de imprensa na IAA Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha, no dia 24/09. A montadora, única empresa a apresentar produtos brasileiros na feira considerada a maior do segmento do mundo, acaba de vencer licitação para fornecimento de 750 chassis Volksbus em Salvador (BA). Com isso, a marca, vice-líder no mercado brasileiro de ônibus, passa a responder por mais de 90% da renovação do transporte público da capital baiana.
Os chassis de ônibus, adquiridos por seis grupos atuantes no transporte de passageiros da cidade, são do modelo Volksbus 17.230 V-Tronic, sucesso em todo o Brasil graças à sua tecnologia com câmbio automatizado. Além de garantir mais conforto às operações, a solução melhora consideravelmente a média de consumo de combustível da frota do cliente, chegando a 2,92 km/litro nessa operação.
“Os clientes soteropolitanos testaram nossos ônibus automatizados por quase um ano até fecharem essa licitação. O atendimento dedicado aos clientes de ônibus de nossa rede de concessionárias e o baixo consumo de combustível foram pontos decisivos para esse importante negócio. Segundo os clientes, a economia pode chegar a R$ 3 milhões por ano”, disse Cortes. Entre as empresas de Salvador que fecharam a licitação com ônibus da marca Volkswagen estão o Grupo Evangelista, a BTU, a Vitral, a União e a Ondina.
Destaque nas soluções da MAN Latin America para o transporte de passageiros, o chassi VW 17.230 V-Tronic é equipado com o motor MAN D08 de quatro cilindros, com dois estágios de sobrealimentação e sistema de injeção Common Rail, que garante torque e potência compatíveis com a operação. Com tecnologia EGR, dispensa o uso do Arla 32 e possibilita melhor aproveitamento do espaço do chassi.
Em caminhões, a empresa lidera o mercado brasileiro há quase 12 anos consecutivos com quase 27% de participação e já sente os bons resultados do programa de renovação de frota do Estado do Rio de Janeiro. A montadora, que já vendeu mais de 300 caminhões da marca Volkswagen através do programa, acaba de vender à empresa WMS World Marine Service o primeiro caminhão MAN TGX “Made in Brazil” pela iniciativa. Enquanto a indústria de extrapesados acima de 350 cavalos registra queda, a montadora comemora crescimento de 13% de participação frente ao mesmo período do ano passado.
“Itens como robustez e credibilidade da marca MAN me chamaram a atenção e a oportunidade de adquirir pelo programa foi ideal para nossa necessidade. A idade média da frota nacional é bastante alta ainda e incentivos como este refletem a preocupação com a melhoria no transporte brasileiro”, fomenta Paulo Bachur, que é sócio-gerente da WMS e também representante do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga). Desde abril de 2012, quando foram lançados, já foram vendidas mais de 2.000 unidades dos modelos TGX “Made in Brazil”.
Mercados internacionais
As boas notícias da MAN Latin America na IAA não se limitam apenas ao mercado brasileiro. A marca, que tem produtos em mais de 30 países, reforça sua presença internacional com o anúncio de vendas destinadas à exportação na América Latina. Na Bolívia, a montadora fará a entrega de 60 ônibus às autoridades de transporte da cidade de El Alto. O lote, composto por chassis Volksbus 18.320 equipados com motor traseiro, compõe a licitação dos ônibus chamados pela municipalidade de El Alto de “Sariri”, seguindo a tradição boliviana de nomear novas unidades. A MAN foi a única vencedora nesse processo, anunciado recentemente pelo governo local.
A Hansa, importadora da marca na Bolívia, será a responsável por entregar os veículos a partir deste mês, com término previsto para o fim deste ano. Os Volksbus farão parte da primeira frota de ônibus urbano da cidade de El Alto, na Bolívia, atualmente composta apenas por vans. El Alto integra o Departamento Autônomo de La Paz e tem aproximadamente 848 mil habitantes, segundo dados do censo local de 2012.
A MAN Latin America também acaba de entregar 46 novos ônibus equipados com chassis Volkswagen à cidade de Guayaquil, no Equador. Os modelos Volksbus 17.210 OD e 17.230 EOD vão compor, pela primeira vez, a frota da cooperativa José Joaquin de Olmedo. O primeiro lote de 16 unidades já se encontra em circulação por Guayaquil, atendendo à população ao norte da cidade, em Puente Lucia, em rota que termina em Atarazana. Trinta novos ônibus vão ser entregues até o fim deste mês e vão circular pelos distritos de Orquídeas e Samborondón.
A cooperativa José Joaquin de Olmedo atualmente é a maior cooperativa de ônibus da cidade de Guayaquil e conta com aproximadamente 100 ônibus. As cooperativas Gran Colombia e Pascoales serão as próximas a receber novas unidades Volksbus nos próximos dias.