MAN Latin America destaca um dos primeiros caminhões híbridos do Brasil

O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, foi o primeiro executivo a apresentar as novidades da 18a edição do Salão Internacional do Transporte, a Fenatran. Entre os destaques, o primeiro caminhão híbrido do Brasil e o primeiro extrapesado MAN TGX diesel-etanol do mundo.

A linha de caminhões 2012 com as marcas Volkswagen e MAN chegam com tecnologia Euro 5. De acordo com a montadora, a linha inicia com modelos de 5,5 toneladas e chega a 74 toneladas de peso bruto total, todos produzidos no Brasil.

O presidente da MAN Latin America também destacou o recente anúncio de investimentos de R$ 1 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos, feito nesta semana para a presidenta Dilma Rousseff.

Híbrido

O protótipo VW Constellation 17.280 6×2 Híbrido traz para os caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética (KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na partida do veículo. É indicado para aplicações “anda e para”, como coleta de lixo.

Diesel & Etanol

Outra solução sustentável foi o cavalo mecânico MAN TGS 33.440 6×4, movido a mistura diesel e etanol na proporção de 55%. O caminhão é o primeiro da MAN a dispor da tecnologia para receber esse tipo de biocombustível. Com dois tanques de combustível diferentes, o veículo mantém o mesmo desempenho de um modelo tradicional, além de diminuir substancialmente as emissões de CO2 e material particulado.

Financiamento

A instituição financeira preparou um pacote de produtos especialmente para a Fenatran. Entre eles, está o plano BNDES Finame PSI, voltado a micro, pequenas, médias e grandes empresas, com taxas disponíveis a partir de 0,80% ao mês. “É possível incluir, no mesmo contrato, o financiamento de equipamentos e acessórios, facilitando a customização total do veículo”, diz Décio Carbonari de Almeida, presidente do banco.

Veja as fotos dos lançamentos da MAN Latin America em nossa página no Facebook

Foto: Divulgação