Marco Mazzu recebe título de cidadão honorário de Minas Gerais

O italiano Marco Mazzu, atual presidente da Fiat Industrial Latin America e também presidente da Iveco Latin America, recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais como Cidadão Honorário do Estado. A condecoração acontece no dia 11 de março e será entregue pelo presidente da casa Deputado Dinis Pinheiro, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek. Marco Mazzu, nascido em Turim, é formado em Engenharia Elétrica pelo Politécnico de Torino e possui um MBA em Administração da Purdue University nos Estados Unidos.

Esta é a quarta temporada de trabalho de Marco Mazzu no Brasil. O executivo esteve no País pela primeira vez entre 1991 e 1994, como diretor industrial da Elevadores Otis. Depois disso, em 1995, ingressou no Grupo Fiat, na Fiat Ferroviária Itália, e voltou como diretor industrial da Fiat Automóveis, em Betim, em 1999.

Após uma temporada na Fiat Auto, na Itália, Marco Mazzu retornou novamente ao Brasil, em 2002, para comandar a área de tratores e máquinas agrícolas em toda a América do Sul da CNH, em Curitiba. Em fevereiro de 2005, foi indicado para a presidência da área agrícola da CNH Europa, assumindo em seguida a responsabilidade pela marca New Holland Agriculture, em nível mundial, cargo que deixou para retornar ao Brasil como presidente da Iveco LA.

Desde que assumiu a presidência da montadora, Marco Mazzu conseguiu excelentes resultados. Nos últimos anos, a Iveco cresceu em ritmo acelerado, saindo de uma posição tímida para se transformar em um player respeitado pelo mercado, uma velocidade de inovação sem paralelo no setor. A Iveco dobrou o tamanho da rede de concessionárias no Brasil, com mais de 100 casas atualmente, e hoje é uma montadora full liner, com a mais moderna gama de caminhões do país. Durante sua gestão, a empresa passou também a desenvolver e produzir veículos de defesa, como o blindado Guarani (em parceria com o Exército Brasileiro), ônibus urbanos e caminhões anti-incêndios (com a Iveco Magirus).

(LT)

Foto: Divulgação