Marcopolo e UFSC desenvolvem projeto de ônibus urbano 100% elétrico

Fabricante destaca que tem capacidade para produção em série do novo modelo

940x529_marcopolo_torinoeletrico_2
Um dos grandes desafios do novo ônibus elétrico foi conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e otimizar o espaço para passageiros

A Marcopolo participa do projeto do ônibus 100% elétrico – Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC – apresentado no começo do mês no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos.

Veja também: Cidade belga adquire sistema completo para operação de ônibus elétricos

O projeto Ônibus Elétrico Assistido por Energia Solar Fotovoltaica da UFSC envolve o conceito de “deslocamento produtivo” aliado a um veículo de propulsão 100% elétrica e para o qual a geração de energia é realizada por intermédio de módulos solares fotovoltaicos integrados. O ônibus é o Marcopolo Novo Torino Low Entry, com plataforma Mercedes-Benz O500U Elétrico, sistema de tração elétrica de tem 200 kW de potência, desenvolvido pela WEG, e projeto de integração e tecnologia da Eletra.

Um dos grandes desafios do novo ônibus elétrico foi conciliar as dimensões e pesos da tecnologia elétrica e otimizar o espaço para passageiros. “A Marcopolo trabalhou muito e conseguiu desenvolver uma carroceria que proporcionasse mais espaço, conforto e segurança para os usuários em relação a qualquer outro modelo, respeitando os limites de PBT. Estamos preparados para iniciar a produção em série imediatamente em nossa fábrica em Caxias do Sul”, explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo.

Relacionada: CPFL Energia incorpora BMW i3 à sua frota de veículos elétricos

De acordo com a UFSC, no conceito de deslocamento produtivo, os usuários do ônibus são transportados em um ambiente extremamente seguro e confortável, com poltronas estofadas, Wi-Fi e sistema de ar-condicionado. O projeto, coordenado pelo professor Ricardo Rüther, da UFSC, foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com a parceria das empresas WEG, Marcopolo, Mercedes-Benz e Eletra.

O ônibus tem comprimento total de 12.710 mm, capacidade para 37 passageiros sentados, rampa de acesso para portadores de necessidades especiais, sistema de ar-condicionado e pontos USB. O motor elétrico WEG Trifásico 250 L com 200/400 kW de potência tem autonomia de até 200 quilômetros, com quatro recargas de seis minutos. O projeto de integração e tecnologia desenvolvido pela Eletra possui baterias de tração tipo íons de Lítio (energia de 128 kWh com oito “packs” e tempo de recarga de 2,5 h com carregador lento e 0,5 h com carregador rápido.

940x529_marcopolo_torinoeletrico_1

- Publicidade -