Melhor Motorista de Caminhão do Brasil inicia finais regionais neste sábado, em Sumaré (SP)

por Leandro Tavares,
de São Bernardo do Campo (SP)

Enfim chegou o momento de pegar a estrada. Nesta quinta-feira (31 de julho), um comboio de caminhões partiu da fábrica da Scania rumo a Sumaré (SP). Os veículos seguiram para a concessionária Quinta Roda, local da primeira final regional da competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) nos dias 2 e 3 de agosto.

Durante os dois dias, 100 caminhoneiros (50 candidatos por dia) realizarão provas práticas e teóricas. Eles serão avaliados em quesitos como direção defensiva, direção econômica, leis e regulamentação de trânsito, habilidades ao volante, manobra, itens de segurança e checagem do caminhão.

“A competição visa a avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes, contribuindo para uma cadeia de transporte mais sustentável”, afirma Rodrigo Machado, coordenador do evento.

O Melhor Motorista de Caminhão do Brasil ainda terá mais 27 finais regionais disputadas dentro das concessionárias Scania, sendo que vão para a finalíssima os melhores colocados de cada um dos dois dias de provas por etapa. Ainda receberão a etapa as cidades de Guarulhos, SP (9 e 10 de agosto); São José dos Pinhais, PR (16 e 17 de agosto); Eldorado do Sul, RS (23 e 24 de agosto); Lajeado, RS (30 e 31 de agosto); Dourados, MS (6 e 7 de setembro); Sinop, MT (13 e 14 de setembro); Porto Velho, RO (20 e 21 de setembro); Uberlândia, MG (27 e 28 de setembro); Feira de Santana, BA (11 e 12 de outubro); Jaboatão dos Guararapes, PE (18 e 19 de outubro); Marituba, PA (1º e 2 de novembro); Contagem, MG (8 e 9 de novembro), e Rio de Janeiro (15 e 16 de novembro).