Memória BRC: o dia a dia dos “caminhoneiros das águas”

Siga Bem Caminhoneiro foi até o sul do país conhecer a rotina dos “caminhoneiros das águas”

Em maio de 1995, havia uma região quase desconhecida no extremo sul do Brasil: a longa península arenosa, que fica da Lagoa dos Patos e o mar, e se estende por quase 300 km. No extremo da península, fica São José do Norte, por onde começou, no século XVII, a colonização das terras do Rio Grande do Sul.

Na outra ponta, pequenos povoados em cuja terras se cultivavam arroz e cebolas. Na região, as estradas quase inexistentes e precárias, na época das chuvas ficavam intransitáveis. A opção era trafegar pela praia, uma estrada sempre sujeita aos caprichos do mar. A única companhia na travessia, que podia demorar um dia inteiro, são os pássaros que pontilham a paisagem.

Os pontos de paradas são poucos, em pequenas vilas, como Bojuru, que ofereciam pouca infraestrutura. No local, as ruas eram de areia e a luz elétrica produzida por um gerador que só funcionava algumas horas por dia.

Quando a praia não oferecia condições de trânsito, a única saída era arriscar pelos caminhos precários que cortam dunas e margens da Lagoa do Peixe. Quase sempre, mesmo caminhoneiros experientes, acabavam encalhados.

Como as dunas, que sempre estão mudando de lugar empurradas pelo vento, é bastante comum que os moradores das praias levem suas casas de madeira para outras regiões quando escasseia trabalho.

A esperança dos “caminhoneiros das águas”, que precisam conhecer a direção dos ventos e o movimento das marés, era que o desenvolvimento do Rio Grande do Sul chegasse também na região em forma de estrada e energia elétrica.

Só assim as largas praias batidas pelo vento deixariam de representar uma ameaça para se tornarem o que sempre deveriam ser: uma das mais belas e preservadas reservas ecológicas do país.

Confira a matéria completa do repórter Murilo Carvalho!

Assista ao Brasil Caminhoneiro! Todos os domingos, às 7h, no SBT!

Visite o canal do Brasil Caminhoneiro no YouTube:
https://goo.gl/ucdkEQ

Siga o BRC nas redes:
Site: https://goo.gl/BzgX6V
Facebook: https://goo.gl/cgeY7D
Instagram: https://goo.gl/qWo2i6
Twitter: https://goo.gl/2R2UUr

WhatsApp: Mande uma mensagem para o número 11 94455-7765 com seu nome e sua cidade para receber notícias e vídeos. Cadastre-se!