por Leandro Tavares
da redação para o Brasil Caminhoneiro
Após mostrar resultados favoráveis na primeira quinzena, o mês de outubro confirmou o momento de recuperação da indústria. Na onda da redução da taxa de financiamento do Finame para 2,5%, o mercado de caminhões encerrou o período com 12.592 unidades, crescimento de 48,1% sobre o resultado de setembro. Ainda assim, o mês ficou 9,5% abaixo na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionárias.
No acumulado de 2012, foram comercializados 112.639 veículos, reduzindo para 21,5% a diferença negativa em relação do mesmo período de tempo em 2011. Os números são animadores, ainda mais por não serem um reflexo real da redução do Finame, uma vez que os veículos comercializados neste mês só deverão aparecer como emplacados em novembro. Com isso, o mercado já projeta um fechamento de 2012 na casa de 140 mil unidades vendidas.
A liderança entre todas as categorias ficou novamente com a MAN Latin America, que possui 24,79% de participação de mercado contra 24,17% da Mercedes-Benz. Entre os veículos semi-leves, o Iveco Daily 70C17 foi o modelo mais vendido, com 135 unidades. O Volkswagen 8.160 foi o leve mais comprado, com 587 emplacamentos.
A MAN Latin America também foi a que mais vendeu entre os médios, com o modelo Volkswagen 13.190, que teve 262 veículos comercializados. Herdeiro do caminhão mais vendido do Brasil em 2011, o Constellation 24.280 foi o modelo mais vendido entre os pesados, com 779 unidades. E o extrapesado FH 460, da Volvo, foi não apenas o mais procurado pelos clientes no seu próprio segmento como também o mais comercializado entre todos os segmentos na primeira quinzena de outubro, com 859 unidades.
Divulgação: Volvo