Maior fabricante de veículos comerciais do País e da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil comemorou 20 anos de um marco que mudou a história da empresa. Foi em 1991 que a marca inaugurou na planta de São Bernardo do Campo o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, conhecido entre os colaboradores como CDT. Na última sexta-feira, a imprensa teve pela primeira vez a oportunidade de conhecer o local.
E foi neste avançado parque que a companhia desenvolveu tecnologias que mudaram os segmentos de caminhões e ônibus, como o lançamento dos primeiros motores com gerenciamento eletrônico e a nova e exclusiva tecnologia BlueTec 5 para atendimento à nova legislação PROCONVE P-7, equivalente ao rigoroso padrão Euro 5.
“Somos hoje um dos pólos da rede mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks, afirma Walter Sladek, diretor de Desenvolvimento Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil. “Estamos no mesmo nível das unidades similares da Daimler na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Turquia, realizando trabalhos globais e desenvolvendo projetos que podem ser lançados em outros países. Isso confirma a capacidade brasileira de gerar soluções com alcance mundial”.
No segmento de ônibus, a empresa também ocupa importante destaque. “A Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para o desenvolvimento e produção de chassis de ônibus”, diz Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento Ônibus. “A unidade brasileira é, portanto, a referência para as demais empresas do grupo”.
Com 18.000 metros quadrados de área construída, num terreno de 40.000 metros quadrados, o CDT conta hoje com cerca de 650 profissionais, entre engenheiros, técnicos e outros especialistas, responsáveis pelo desenvolvimento da nova linha com motorização Euro 5. “Este projeto teve início em meados de 2008, ou seja, foi realizado em cerca de três anos, o que é notável diante da ampla e variada linha de produtos e da introdução da nova tecnologia BlueTec 5 e dos novos motores com sistema de pós-tratamento”, diz Sladek.
O desenvolvimento dos motores da nova linha de caminhões e ônibus 2012 teve início em meados de 2008. Foram realizadas 52.000 horas de testes de funcionalidade, durabilidade e emissões em bancos de prova de motores. Já os testes de durabilidade em veículos chegaram a cerca de 10.500.000 km, equivalente a 14 viagens de ida e volta à Lua ou 260 voltas ao redor da Terra.
Cerca de 100 veículos foram utilizados nos testes, nas mais diferentes e severas condições de operação. Foram analisadas ainda 7.000 amostras de óleo lubrificante e de combustível.
Contando com a tecnologia mais avançada disponível hoje no mercado mundial – como os 11 bancos de prova de última geração – o Laboratório de Motores é um sofisticado complexo tecnológico que monitora a potência, o torque e o consumo dos motores. Além disso, avalia as características da combustão, emissão de gases, vibrações e outras solicitações mecânicas. Os bancos de prova atuam também na homologação do motor e do sistema de pós-tratamento junto aos orgãos oficiais e auditorias.
Nos bancos de prova da Mercedes-Benz do Brasil é possível simular qualquer condição de funcionamento do motor (carga plena ou parcial, rotação alta ou baixa, diferentes regimes de frenagem, condições atmosféricas, altitudes, temperaturas, umidade do ar, etc). Têm-se plenas condições de reproduzir qualquer tipo de trajeto, impondo ao motor a mesma solicitação que o veículo exige, no mesmo ritmo ou até mais acelerado.
Ao longo dos anos, a empresa também se destacou pelo desenvolvimento de agregados, como motores, sistemas de transmissão, eixos e outros, assim como pela introdução de equipamentos de avançada tecnologia para caminhões e ônibus no mercado brasileiro.
Entre os modernos recursos aplicados a veículos comerciais no Brasil incluem-se computador de bordo, diagnose on board, piloto automático, limitador de velocidade, câmbio automático, freio-motor auxiliar Top Brake, sistemas ABS/ASR, retarder, freios a disco, sistemas de elevação/rebaixamento e de ajoelhamento da suspensão de chassis de ônibus e muitos outros.
A origem da nova linha
O novo design da linha de caminhões 2012 da Mercedes-Benz foi totalmente concebido pela área de Estilo do Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Seguindo conceitos estéticos mundiais dos caminhões da marca, a equipe aplicou inovações específicas para o mercado brasileiro. O desenvolvimento do design da linha 2012 foi acompanhado pela área de Estilo da matriz, na Alemanha, com quem a equipe brasileira relaciona-se permanentemente, visando estabelecer uma identidade visual única no mundo para os produtos Mercedes-Benz.
Para tornar realidade os conceitos e projetos, a área de Estilo conta com avançados recursos, a começar pela prancheta eletrônica, que permite que os primeiros esboços criados pelos designers sejam enviados diretamente para um computador. A partir daí, diversos softwares são utilizados para dar andamento ao trabalho, como o ALIAS, que dá formas ao desenho, utilizando imagens em 3D, e o Show Case, que torna as imagens do ALIAS ainda mais reais, permitindo a movimentação da imagem em vários sentidos. Ainda no Estilo, na engenharia da área de Cabinas, avançadas ferramentas de simulação são utilizadas na fase de elaboração dos projetos em 2D e 3D, assim como uma sofisticada impressora 3D, que permite a avaliação da forma e dimensões previstas em projeto.
O desenvolvimento virtual de produtos na fase de conceito e projeto faz parte da rotina do processo de desenvolvimento de veículos na Mercedes-Benz do Brasil. Com o uso de ferramentas digitais, para simulação de espaços e previsão do desempenho dinâmico e estrutural, os riscos do desenvolvimento são minimizados, pois os dados de confiabilidade do produto são acessados mesmo antes da montagem dos primeiros protótipos. Aplicando esta tecnologia, o foco da verificação por testes passa a ser na confirmação da confiabilidade esperada, evitando desperdícios de retrabalho e concentrando os esforços e horas de engenharia na validação dos requisitos técnicos que tragam benefícios aos clientes.
Depois das etapas de design, projeto e cálculos, a área de Cabinas cria os protótipos para testes de funcionalidade e durabilidade, visando a confiabilidade do produto. Somente após esses testes, os produtos são liberados para produção. A área responde ainda pelo desenvolvimento da cabina completa (estrutura bruta e suspensão da cabina, acabamento interno e externo), ergonomia e novos materiais e conceitos para aplicações específicas no mercado brasileiro, como suspensões adequadas a nossas estradas e conforto dos ocupantes com base na estatura do motorista brasileiro. A fim de acompanhar o feedback e as tendências de mercado, a equipe de Cabinas participa, em conjunto com outras áreas, de pesquisas de mercado com clientes. Além disso, utiliza feiras, congressos, exposições e outros eventos para verificar as tendências de mercado.
Rigorosos testes asseguram qualidade e confiabilidade
Antes de chegar ao mercado, um veículo Mercedes-Benz é submetido a exaustivos testes funcionais, de durabilidade (ciclo de vida operacional “endurance”) e durabilidade estrutural. Protótipos destes veículos são especialmente construídos para definições conceituais e avaliações experimentais. A diversificada gama de testes envolve desde a avaliação de um protótipo de caminhão ou de ônibus em ruas, estradas pavimentadas, estradas de terra e campos de provas confinados, até testes específicos para os diversos sistemas veiculares e seus componentes em bancos de provas.
Os testes funcionais veiculares realizados no Centro de Desenvolvimento Tecnólogico da Mercedes-Benz tanto podem ser estáticos (avaliações dimensionais, cinemática de suspensão, geometria de direção, torção, ergonomia, balanceamento energérico, interferências eletromagnéticas, entre outros), como podem ser dinâmicos (dirigibilidade, homologação de freios, comportamento de suspensão, avaliações de trem de força, desempenho, consumo de combustível, aerodinâmica, ruído de passagem e outros).
Os testes de durabilidade são realizados em condições que simulam as operações mais severas de clientes dos diversos mercados onde serão utilizados. No caso de caminhões, envolve trechos urbanos, rodoviários, mistos e fora de estrada. Já os ônibus cumprem roteiros urbanos, urbanos-BRT (corredores), intermunicipais e rodoviários. Sistemas veiculares que não envolvam a segurança operacional são também muitas vezes testados em veículos de clientes, de modo a avaliar a realidade operacional. Os protótipos são ainda submetidos a exaustivas avaliações estruturais, num circuito de terra confinado na Fazenda Pimenta, próximo à unidade da Empresa em Campinas, SP, especificamente preparado para simular de modo acelerado as aplicações de clientes.
Testes de durabilidade
Em seu Centro de Desenvolvimento, a Mercedes-Benz do Brasil conta com os avançados recursos do Hydropuls, um sofisticado banco de provas que simula a operação de um veículo numa condição severa, acelerando o processo de avaliação de um componente para que os resultados dos testes de durabilidade sejam alcançados mais rapidamente. Com base em informações recebidas de veículos em teste na Fazenda Pimenta, que são instrumentados com sensores, o sistema reproduz no banco de provas as mesmas condições daquela operação. A partir daí, o Hydropuls acelera os testes, podendo realizá-los durante 24 horas por dia. Em 200 horas, por exemplo, o Hydropuls simula o equivalente a 50.000 km de testes, o que poderia levar um ano para ser realizado na pista.
O Hydropuls foi ampliado recentemente e ganhou novos equipamentos, contando agora com dois níveis de piso, onde podem ser testados diversos tipos de componentes e conjuntos (cabina, motor, coxins, câmbio, eixos, chassi, parachoque, tanque de combustível, painel de instrumentos e muitos outros). Laboratório com sistema totalmente hidráulico, o Hydropuls é equipado com cilindros de diversos tamanhos. Isso permite uma ampla variedade de configuração de módulos de testes, ajustando-se às diferentes dimensões dos agregados e componentes.
Testes com combustíveis alternativos
Os engenheiros e técnicos brasileiros também trabalham permanentemente com o desenvolvimento do uso de combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. Entre as experiências pioneiras da Mercedes-Benz do Brasil incluem-se, com sucesso, testes em bancos de prova e em caminhões e ônibus com diesel de cana e biodiesel. O êxito desses desenvolvimentos são evidenciados especialmente no segmento de ônibus urbanos. Enquanto o biodiesel já é utilizado normalmente em várias cidades, os veículos a diesel de cana da Mercedes-Benz circulam em operações regulares na Ecofrota de São Paulo e vêm sendo testados em frotas do Rio de Janeiro.
Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização desses combustíveis alternativos são potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz. Dessa forma, a Empresa dá importante contribuição à mobilidade sustentável e contribui com significativa redução de emissões de poluentes. Além disso, oferece ainda aos clientes e aos operadores e gestores de transporte a possibilidade inigualável de escolha entre diferentes combustíveis. Tudo isso sem realizar alterações no motor. Ou seja, decisivamente, os motores Mercedes-Benz são multicombustíveis.
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